O que você faria com R$ 3 mil? O estudante Davidson Silva, 16, vai investir nos estudos. Morador do bairro Sevilha B, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ele é um dos beneficiados pelo Programa Poupança Jovem e vai receber R$ 3 mil do Governo de Minas no final do ano. “No começo, não acreditei. Depois percebi que era um programa sério. Vou continuar os estudos e me preparar para entrar na Universidade Federal”, diz. Outros 3.585 estudantes também receberão a quantia.
Com o incentivo do Governo de Minas, os alunos podem, por exemplo, estudar durante um ano em um cursinho pré-vestibular particular e ainda comprar o material didático. Priscila Joane Jardim, 21, ficou dois anos longe da escola e vai terminar o ensino médio no final deste ano. Ela também está de olho no vestibular. “A poupança vai me ajudar muito. Quero fazer faculdade de nutrição e não teria condições de pagar um pré-vestibular”, afirma a aluna.
Além de possibilitar a continuidade nos estudos após a conclusão do ensino médio, o Poupança Jovem oferece cursos de qualificação profissional. Priscila, por exemplo, teve o primeiro contato com um computador graças ao curso de informática do programa. “Aprendi muita coisa e meu desempenho melhorou muito. O programa incentiva os estudantes e o que eu considerava difícil está mais fácil agora”, conta.
Encaminhar o futuro dos jovens beneficiados é um dos objetivos do programa, conforme ressalta o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Agostinho Patrús Filho. “Cada jovem poderá encaminhar o seu futuro profissional, encaminhar a sua vida, conquistar uma qualificação profissional melhor e buscar um futuro diferente”, explica. Ribeirão das Neves será o primeiro município a ter turmas do Poupança Jovem formadas.
Exemplo
Enquanto estudantes como Davidson e Priscila estão na última fase, outros iniciaram a caminhada neste ano. É o caso de Chrisnanda Soares da Silva, 14 anos, aluna do 1° ano da Escola José Bonifácio Nogueira, também de Ribeirão das Neves. Para ela, tudo é novidade. “Estou chegando agora para o programa, mas sei que será muito bom pra mim. Pretendo fazer faculdade de gastronomia e acho que a poupança vai me ajudar muito”, afirma.
Já Thaíz Oliveira, 16 anos, está no segundo ano. “Todas as atividades são ótimas. E o programa mostra que Ribeirão das Neves não está esquecida. Os jovens daqui agora têm condições de planejar o futuro, o que antes não era possível para a maioria”, diz.
Agência Minas