A educação viária chegou às escolas estaduais de Ribeirão das Neves e Belo Horizonte. Por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Fundação Mapfre, 126 escolas estaduais que ofertam a Educação em Tempo Integral vão participar do Programa Educação Viária é Vital. Para que o tema possa ser trabalhado nas escolas, cerca de 200 professores das Superintendências Regionais de Ensino das Metropolitanas A, B e C estão sendo capacitados sobre a temática.
Durante a capacitação, os educadores estão tendo a oportunidade de discutir formas de trabalhar a temática nas salas de aula. “Nos encontros estamos fazendo uma apresentação do programa para os educadores, entregando material didático e realizando uma reflexão sobre a educação no trânsito. Este ano, vamos associar a ética na relação das pessoas que circulam pelo espaço público da escola. Para os próximos anos pretendemos expandir para a perspectiva do bairro e da cidade”, conta uma das coordenadoras do Programa Educação Viária é Vital, Marina Pompéia.
O Programa Educação Viária é Vital tem entre seus objetivos estabelecer novas formas de se relacionar com os espaços de circulação viária, nos diversos municípios participantes do programa. Cerca de 11.800 alunos serão beneficiados com a iniciativa. “O programa irá beneficiar todas as escolas da capital mineira e de Ribeirão das Neves que têm Tempo Integral. Ele vai expandir o conhecimento dos alunos sobre a circulação para além do território escolar”, ressalta o gestor do projeto Educação em Tempo de Integral.
Agência Minas