Latas de óleo, panelas velhas e materiais recicláveis, que normalmente viram lixo, são usados como matéria-prima para criar instrumentos de percussão. É com essa criatividade e muito talento que alguns alunos participantes do Programa Poupança Jovem, do Governo de Minas, se juntaram e formaram o Grupo Batulatas. Os integrantes da banda são estudantes da Escola Estadual Fazenda Severina, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
O Poupança Jovem incentiva a participação de alunos carentes em atividades complementares, como aulas de música, circo, teatro e dança. Em contrapartida, o Governo de Minas destinará, ao término dos três anos do ensino médio, uma poupança no valor de R$ 3 mil.
Segundo o educador da Escola Estadual Fazenda Severina, Julio César, o resultado veio rápido. “Hoje o Grupo participa do quadro Olha Minha Banda, do Caldeirão do Huck na Rede Globo, e agora estão conhecidos pela internet, em sites como o Youtube. Ou seja, o Brasil todo já conhece o grupo e isso é um ótimo incentivo para eles. Tudo foi alcançado com a ajuda do Poupança Jovem”.
Além da participação no quadro Olha Minha Banda, o Grupo Batulatas faz apresentações em escolas e eventos. Em março, por exemplo, fizeram uma apresentação na escola com o tema do uso consciente da água. No repertório, canções como “Planeta Água” de Guilherme Arantes ganharam destaque. O grupo ainda reservou um espaço para relembrar outros grandes sucessos da música nacional, com canções de Renato Teixeira e Milton Nascimento.
Agência Minas