O Programa Poupança Jovem continua mostrando para milhares de estudantes mineiros que eles podem romper barreiras e ter um futuro melhor. A jovem Franciele Rocha, de 17 anos, apostou na experiência e aprendizado que o programa ofereceu durante sua passagem pelo ensino médio e conquistou uma vaga no mercado de trabalho. “O Poupança Jovem me preparou para o futuro. Sem o programa, encontraria mais dificuldades para conseguir um estágio”, diz.
Ela é um dos mais de 7.500 estudantes dos municípios de Ribeirão das Neves, Ibirité, Esmeraldas e Governador Valadares que receberam as bolsas de R$ 3 mil até dezembro deste ano. Os beneficiados concluíram, além do ensino médio, as atividades do Poupança Jovem.
Franciele, que mora em Governador Valadares, terminou o ensino médio no final de 2010 e está cursando faculdade de direito. Ela conta que vai investir o dinheiro nos estudos. “Estou trabalhando, então, tenho condições para pagar meu curso; a bolsa será usada para fazer uma pós-graduação ou para algum imprevisto com a faculdade”, revelou.
A estimativa é que mais de 14 mil estudantes concluam as atividades do Poupança Jovem e recebam o benefício do Governo de Minas, em 2012. A expectativa é que novos 20 mil alunos sejam inseridos ao programa, no ano que vem.
Franciele deixa um recado para os calouros: “Essa é uma oportunidade para termos acesso a muitas coisas boas. O programa envolve questões de cidadania, testes vocacionais e outras ações que podem abrir portas, como abriu para mim. Minha mãe incentivou o meu envolvimento no programa e disse que ia ser bom para mim. Hoje eu tenho o retorno”, concluiu.
Agência Minas