Em greve há 40 dias, professores da rede municipal de Ribeirão das Neves, fizeram ato unificado com os educadores da rede estadual nesta sexta-feira (8) em frente à sede da Prefeitura Municipal.
O coordenador do Sindicato Único dos Trabalhadores de Ribeirão das Neves (Sind-Ute), Ederson Silva, ressaltou que, além da passeata, os funcionários reivindicaram uma posição da administração municipal sobre cortes nos salários referente aos dias de paralisação.
A manifestação contou com a presença da coordenadora-geral do SindUTE-MG, Beatriz Cerqueira, que ratificou apoio ao movimento nevense e prometeu suporte jurídico contra o corte dos dias descontados.
Durante a semana, a Prefeitura divulgou uma nota de esclarecimento à população afirmando que todos os pontos da pauta do movimento já foram atendidos, citando a regulamentação para eleição nas escolas municipais, a transformação do cargo de monitor de creche em educador infantil, redução da carga-horária dos monitores de informática e a igualdade de remuneração entre os professores da educação básica I e II.
Ainda na nota, a Prefeitura continua alegando que o Piso Nacional, outra reivindicação da categoria, já está sendo cumprido na cidade, proporcionalmente à carga-horária exercida pelos educadores.
Ao final da manifestação, vários manifestantes sairam em direção à Delegacia de Polícia para registrar boletim de ocorrência contra os descontos em folha, uma vez que a greve é um direito garantido em constituição.