Adolescentes entre 13 e 14 anos, alunos da rede estadual de ensino em Ribeirão das Neves, visitaram o Espaço TIM UFMG do Conhecimento. Rapazes e moças "viajaram" no Planetário, que projeta o céu no cinema e vice-versa. As teorias sobre a origem da terra e da vida no Planeta também comovem fortemente.
Segundo Nilza dos Santos, a professora de geografia que "descobriu" o Espaço pela Internet e conseguiu um horário para levar cerca de 70 alunos à excursão, "a explicação que eles têm sobre o assunto vêm da doutrina cristã passada pela família. O interesse pelas explicações científicas comprova que eles se mostram abertos às informações".
A professora de matemática Cristina Nogueira confidencia depois da visita: "eles vivem uma vida muito restrita, sem lazer, sem praça e sem cinema. De certa forma vivem como se estivessem ilhados. Assim como eles, nós professores acabamos ficando muito bitolados também porque encontramos muitos limites para descobrir recursos didáticos".
Os monitores lançam mão de bons recursos de expressão para desfazer alguns enganos dos meninos sobre ecologia e meio ambiente. Efeito estufa, alimentos orgânicos e aquecimento global também foram objeto de explicações dos estudantes de Geografia da UFMG para os alunos.
"Eles mostram os temas de maneira focada. Explicam de modo geral, de forma que dá para entender mais sobre o assunto", avaliou o aluno Luiz Fernando Moura de Assis. Ele, muito mineiramente, dá sua avaliação final do passeio: "Envolveram o conhecimento com a tecnologia. Ficou uma coisa boa demais. Desse jeito os jovens podem aprender".