Ribeirão das Neves iniciou, em 2022, o Projeto Hora da Palavra, que tem como objetivo divulgar as três bibliotecas públicas municipais para os moradores, realizando encontros entre usuários e escritores ou pessoas que atuam na área da cultura nestes espaços. Com isso, as bibliotecas Ilka Maria Munhoz Gurgel, Terezinha de Carvalho Labanca, que são públicas, e Indústria do Conhecimento, que integra o Sesi, vão receber, ao longo do ano, três etapas deste evento cada uma.
As ações são realizadas sempre na última sexta-feira do mês, das 15h às 16h, de forma itinerante entre as três instituições, tendo sempre um convidado que trabalha na área da cultura para promover e despertar o interesse pelos livros e pela leitura.
A Superintende de Cultura do Município, Andréia Patrícia, que também é escritora, foi a criadora do projeto. Ela explica que a intenção da prefeitura é avaliar os resultados para, se possível, ampliar a realização dos eventos, para que cada biblioteca organize encontros mensais em seus espaços. "Nosso objetivo é levar as pessoas ligadas à literatura para que elas conversem com a população e falem do seu trabalho. Com isso, também divulgamos as bibliotecas municipais e seus acervos", detalhou.
O projeto teve início em março deste ano e segue até o mês de novembro e já contou com escritores, contadores de história, professores e historiadores em suas atividades. Em agosto a atividade será realizada na Biblioteca Ilka Maria Munhoz Gurgel, que fica na rua São Vicente, 62, no Centro, e terá a participação da escritora e contadora de história Delba Menezes.
Para a bibliotecária Celme Aparecida da Costa, responsável pelo espaço do próximo evento, a expectativa é que o encontro proporcione uma boa interação com o público. "Vai ser um bate-papo gostoso e por recebermos uma escritora que é do município, então também vamos ter esse aspecto de fortalecer os laços locais. E essa atividade é importante nesse momento após a pandemia, porque as bibliotecas fecharam por muito tempo e algumas até nem reabriram, com isso o público, que esteve afastado, está voltando a frequentar a biblioteca", descreveu.
Celme também falou da importância de iniciativas para criar leitores e ampliar o contato com os livros. "São desafios constantes para os Bibliotecário e esse projeto é um caminho, mas também estamos buscando outros, como a atualização do telecentro que funciona na biblioteca. Estamos seguindo em frente, para não deixar a biblioteca fechar, pois sabemos o quanto ela é importante para a comunidade", finalizou.
Confira o endereço e telefone das bibliotecas em Ribeirão das Neves:
Biblioteca Indústria do Conhecimento
Rua Pedro Leopoldo, 1915, B. Botafogo
Telefone: (31) 3638-2946
Biblioteca Terezinha de Carvalho Labanca
Rua Carmélia Loffi, 195, Justinópolis
Telefone: (31) 3638-1822
Biblioteca Ilka Maria Munhoz Gurgel
Rua Arlete de Oliveira Souza, 120, Centro
Telefone: (31) 3624-4356
Com informações do Conselho Regional de Biblioteconomia de Minas Gerais.