Discutir e desenvolver a indústria criativa da cultura. Esse é o principal objetivo da Feira das Artes, que será realizada no sábado (2), na Cidade dos Meninos, em Ribeirão das Neves. A feira é uma plataforma de encontros para profissionais das artes da região metropolitana de Belo Horizonte, que envolve seminários, rodas de conversas, exposições, palestras, oficinas, painéis, stands e apresentações culturais.
Durante todo o dia serão discutidos diversos assuntos como os desafios para o mercado cultural, a cultura e a comunicação e mesas temáticas sobre os assuntos da cultura.
Para finalizar, a partir das 19h no auditório da Cidade dos Meninos, vários artistas dos mais distintos estilos se apresentam. Vai ter teatro, dança, música, poesia e muito mais.
Confira a programação completa, disponível também no evento do Facebook:
8h - Credenciamento
9h – Abertura: Orquestra da Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo.
10h - Roda de conversa “Desafios para o mercado cultural da RMBH”: Rômulo Avelar (Grupo Galpão), João Souza (Fa.vela), Glenda Bastos (Tríade) - Mediação: Rodolfo Ataíde
11h30 - Show case: Guft
13h30 – Show case: Lucilene França e Delba Menezes
14h - Cultura e Comunicação: Talles Lopes (Mídia Ninja), Flávio Henrique (Rádio Inconfidência), Patrick Souza (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação), Leonardo Oliveira (RibeiraoDasNeves.net) - Mediação: Antonio Carlos Benvindo.
15h - Rodas de conversas simultâneas: Teatro, Música, Economia solidária, Dança e Literatura.
17h30 - Encontro Circuito Metropolitano de Cultura.
19h - Apresentações culturais - Auditório Cidade dos Meninos
- Banda Heitor Villa Lobos;
- Chicão;
- Allyson Nem;
- Geraldo França e Cirlene Lopes;
- Milena Alves e Beto Machado (Pluriarte);
- Tríade;
- Malibull Hip Hop;
- Projeto Rua;
- Brey;
- Tamara Franklin;
- Rachel Miranda;
- Tribo Atalaia;
- Nuances Estúdio de Dança;
- DJ Rudolph;
- Frank Adrenalina;
- Coral Vozes de Campanhã;
- Samba de Bando.
Exposições de artes visuais.
O evento será produzido pelo Instituto Cultural Semifusa em parceria com a Rede dos Trabalhadores da Cultura de Ribeirão das Neves, no sentido de ampliar e consolidar o Circuito Metropolitano de Cultura. O evento será realizado com patrocínio da Cemig, por meio do Edital da Secretaria de Governo do Estado de Minas Gerais.
Coletivo Semifusa
O Instituto Cultural Semifusa é um coletivo sem fins lucrativos que visa democratizar o acesso aos bens culturais, reforçando o sentimento de pertencimento à Ribeirão das Neves. Formado por jovens em sua maioria negros da cidade que busca através da produção cultural contribuir para a formação cidadã e profissional dos envolvidos em seus projetos.
A intenção é desenvolver novas formas sistemáticas de inserção dos jovens na sociedade e estimular o protagonismo juvenil. O Semifusa entende que as práticas culturais são essenciais para fortalecer o vínculo do jovem com o meio onde vive e também para desenvolver novas tecnologias afim contribuir para desenvolvimento social, intelectual e cidadão da população de uma cidade.