A Secretaria Municipal de Cultura realizou, nesse sábado (13), no auditório do Caic, a 4ª Conferência Municipal de Cultura. O intuito foi dar oportunidade para a classe artística e sociedade civil discutir o assunto e propor soluções para os próximos anos na pasta.
O encontro teve a palestra do jornalista Fred Maia, que trabalhou nos períodos dos ministros Juca Ferreira e Gilberto Gil, que mostrou as dificuldades da cultura, principalmente no que se refere ao âmbito financeiro, e os problemas que o setor enfrenta em ter que disputar orçamento com outras pastas importantes, como saúde e educação.
A Conferência debateu principalmente as questões do Plano Municipal de Cultura, o que pode ser alterado ou que deve ser inserido no mesmo e elegeu os delegados representantes da cidade nas Conferências Estaduais.
De acordo com o secretário de Cultura Edilson Nascimento, a partir da Conferência surgem as metas, que serão transformadas em planos de ações pela sua equipe, para mobilizar os agentes e produtores culturais pra que sejam colocadas em práticas. "Nós temos o apoio muito grande da nossa prefeita Daniela, que muito trabalhou para fundar a Secretaria Municipal de Cultura, e a política do governo é trabalhar com o terceiro setor, com ações ousadas como Ribeirão das Neves e as pessoas que aqui vivem e visitam merecem", destacou.
Ainda segundo o secretário, as principais ações do momento são a Casa da Música, um referencial para a música do município; a nova Casa de Cultura, que será instalada na região central trabalhando com o teatro; a sede da secretaria em Justinópolis, a fim de integrar a região; e, a partir de 2014, um centro cultural na região do Veneza.