Aproveitando o período eleitoral, o Coletivo Semifusa tratou de apresentar suas propostas para o setor cultural em Ribeirão das Neves na próxima gestão. O grupo elaborou um documento baseado nas últimas conferências, no Plano Municipal de Cultura, no Sistema Nacional de Cultura e no Plano Nacional. De acordo com o grupo, os problemas que o setor vive são antigos e, por isso, estão propondo novos modelos e novos temas a serem debatidos na cidade.
O texto traz consigo necessidades como a regulamentação do Fundo Municipal de Cultura e do Fundo Municipal de Patrimônio Cultural para financiamento de projetos da sociedade civil, investimento mínimo de 2% na área da cultura, fortalecimento da rede de enfrentamento a violência doméstica, criação de políticas para igualdade racial, programa de intercâmbio cultural para artistas e agentes culturais locais, a criação de um sistema setorial de Livro e Leitura, criação do calendário cultural de Ribeirão das Neves entre várias outras ações.
O Semifusa reforça que todas as propostas estão de acordo com o orçamento, o que não o torna ilusório. Ainda segundo o Coletivo, é muito importante fortalecer essa ação e colocar de fato a cultura em pauta na eleição.