A arte urbana ganha destaque em Venda Nova com o projeto "Colorindo Venda Nova", uma iniciativa que está transformando muros da região em galerias a céu aberto
Liderado pelo grafiteiro e muralista nevense Leonardo Snake, a ação celebra a história e a identidade do bairro, homenageando seus moradores e trabalhadores. O projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
A proposta prevê a criação de cinco murais em locais estratégicos, como praças e prédios públicos. Até o momento, já foram finalizadas obras na Praça Santo Antônio, na fachada do CESEC Maria Vieira Barbosa e, mais recentemente, na fachada da GERMA - Gerência Regional de Manutenção Venda Nova. Este último, assinado por Leonardo Snake e Sérgio Ilídio, é uma homenagem direta aos trabalhadores que desempenham um papel essencial no cuidado da cidade.
Além de Sérgio Ilídio o projeto conta com a participação de mais dois artistas convidados, Edmun e Helly Costa, que junto com Leonardo Snake, exploram diferentes estilos de grafite, como realismo, freestyle e criação de personagens, para traduzir a memória afetiva e a importância da cultura local.
Para documentar todo o processo estão sendo produzidos vídeos das pinturas, com tradução em libras, que mostram a criação dos murais e incluirão depoimentos de moradores e transeuntes das ruas de Venda Nova. Os vídeos estão disponibilizados nas redes sociais de Leonardo Snake, ampliando o alcance da iniciativa e a valorização da arte urbana.
O quarto mural está em andamento, no Viaduto da Avenida Vilarinho junto com Hely Costa e o próximo, será na Praça Economistas, no bairro Santa Mônica, com o convidado Edmun.
De acordo com a gestora do projeto Nayara Amorim “A ideia do projeto é valorizar e revitalizar espaços públicos de Venda Nova com arte, transformando a cidade em um museu a céu aberto, além de também buscar o reconhecimento da história de Venda Nova e seu patrimônio cultural. Desde o início a equipe pesquisou a história da regional para dar vida ao projeto que além dos murais tem vídeos e toda uma cobertura disponível nas redes sociais”. O artista principal Leonardo Snake ressalta que "tem sido um projeto interessante de realizar por chamar atenção e ganhar muitos elogios das pessoas, que interagem e perguntam sobre o tema das artes além de parabenizar pela iniciativa de embelezar a região".
A iniciativa é financiada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte (Edital 003/2023).
Para saber mais sobre o trabalho do artista, você pode acessar seu Instagram: @_snakeartes.