Por Elmo Júnior
Para o atleticano mais otimista ainda dá para fazer boas contas para chegar ao título. Mas sejamos um pouco mais racionais, as chances diminuem a cada derrota, de um time apático e desfalcado. Para o técnico Cuca ainda dá, os jogadores ainda acreditam, mas com um Fluminense imbatível e um Grêmio que teve uma arrancada extraordinária. Até mesmo a vaga a para Copa Libertadores está ameaçada, visto que o São Paulo também vem com força total nessa reta final, como sempre.
Nesse segundo turno o Atlético deixa muito a desejar, uma campanha de altos e baixos põe em xeque todo o trabalho do primeiro turno. Depois da vitória contra a equipe do Figueirense na Arena Independência até reacendeu as esperanças, mas ai veio o frio gaúcho e a derrota para o Internacional. Jogos difíceis ainda nos aguardam e a matemática nos alegra em dizer que o atlético tem 90% de chances de ir para a Libertadores, seria um título simbólico, mas não a altura do futebol apresentado no primeiro turno, que insisto em dizer, há muito tempo não víamos o Atlético apresentar.
As ajudas dos juízes para os times adversários e a influência da poderosa e intocável Confederação Brasileira de Futebol – CBF são obstáculos a serem vencidos, agora descobrimos um novo inimigo que gosta do Tropa de Elite, porém esquecem eles que o Galo é mais do que isso. Outro problema foi a saída repentina, porém em boa hora de Danilinho, sinceramente, não mostrou a que veio, e não fez valer os 6 milhões que o Atlético investiu nele, foi tarde. Inimigos a parte, no próximo ano poderemos estar em uma competição intercontinental, isso já nos alivia um pouco, pois ter um estádio desse nível disponível e não disputar um campeonato da magnitude da Libertadores chega ser um pecado, imaginem só quando o Gigante da Pampulha voltar a ser utilizado. Mas sonhos a parte, voltemos à realidade atleticana, após a vitória chorada e sofrida conquistada contra o Sport e fica a expectativa de manter um segundo lugar e a briga pelo título, torcer por um tropeço do time das laranjeiras, que enfrenta o Grêmio no meio da semana, confronto que interessa diretamente ao Galo.
O próximo duelo atleticano é contra o time do badalado Neymar que não jogará, mas que vem de vitória contra o Vasco que depois de 54 rodadas sai do G-4. E para complicar um pouco mais a situação do Galo a partida será na Villa Belmiro, onde o Santos ganha o reforço da torcida. E logo depois vem dois jogos que serão importantíssimos para a reta final, Fluminense e Flamengo, respectivamente, no Independência. Jogos difíceis, mas que podem levar o Galo a um rumo um tanto feliz. A diferença entre o Galo e o time das laranjeiras ainda é de 9 pontos, e o clima esquenta na reta final, já que o Grêmio vem chegando com tudo. Resta ao Galo Forte Vingador, que anda tropeçando em pedras deixadas pelo caminho, se reerguer sacudir a poeira, chutar e passar por cima dos obstáculos e mostrar seu valor.