Por Elmo Júnior
A saga continua, mesmo após a vitória do time das laranjeiras o Galo se mantêm na disputa pelo título o Galo segue com 4 pontos a menos que o líder Fluminense. Depois de empatar em 0 a 0 com o terceiro colocado Grêmio em um jogo pegado e com erros inaceitáveis do ataque atleticano que deixou de encostar mais no primeiro colocado e diminuir a diferença. O time gaúcho apresentou uma proposta de retranca desde o início do jogo, e o Galo encontrou dificuldades em achar o caminho do gol. Com Bernard bem marcado e um centroavante de pouca movimentação dentro e fora da área às chances de gol foram quase nulas. Com apenas uma bola na trave do lateral Carlos Cesar e um chute fraco de Guilherme vimos os jogadores deixarem o campo no fim do primeiro tempo com a chance de ter aberto o placar e ficar mais tranquilo.
No segundo tempo mudanças providenciais foram feitas pelo técnico Cuca que não surtiram tanto efeito Berola, Escudero e Serginho substituíram Guilherme, Leonardo e Carlos Cesar respectivamente. Valeu a tentativa do técnico, porém ele não pode fazer mais do que isso com as opções que tem, ele não entra em campo para jogar. Berola em pouco tempo de jogo participou mais do que Leonardo, sabemos que não devemos depositar tanta responsabilidade no pequeno Berola sabemos de suas deficiências. Escudero se movimentou bem mas pouco tempo em campo não o deixou mostrar seu bom futebol com aqueles passes e lançamentos precisos do inicio da temporada. Serginho é uma incógnita nem sempre atua bem, vontade nunca falta. Será que não bate um arrependimento da diretoria em ter negociado André? Acho que sim é de se arrepender. André, “o bebezão” como foi apelidado pelo narrador Mario Henrique o Caixa, tem deixado seus golzinhos no Santos e o Galo com seus dois reservas pelo contrário não encontra esse caminho há algumas rodadas. Podemos relacionar a ausência de Jô a essa decadência e perca de pontos, o Galo perde muito com a ausência do atacante. Chega de chorar, o time tem potencial e deve se recuperar, as chances são reais e os confrontos do líder relativamente são difíceis.
Após um primeiro turno histórico e heróico o Atlético tem perdido jogos e pontos imprescindíveis para um time que quer ser campeão. O que não podemos esquecer é das estatísticas, em nove edições do Campeonato Brasileiro por pontos corridos apenas em 2008 com o Grêmio e em 2009 com o Internacional o campeão do primeiro turno não levantou a taça. O quê isso quer dizer? Nada principalmente se tratando de Clube Atlético Mineiro, visto que o Galo sofre com problemas graves extra campo. Como escalação de árbitros polêmicos como no jogo contra o Grêmio, mas não devemos lamentar ou reclamar sobre arbitragem pois devemos sempre levar em consideração que os juízes e bandeiras tem como freelance de fim de semana apitar e decidir jogos importantes do campeonato Brasileiro e outros. Outro problema é ter que quebrar a semana de trabalhos para fazer um jogo importante contra o Flamengo no Rio de Janeiro nesta quarta feira.
O que resta ao Galo é concentrar, trabalhar duro e recuperar esses três pontos para encostar no líder. Com desfalque do jogador Bernard o Atlético tenta emplacar e voltar a vencer. Após o Flamengo o Galo enfrenta a Portuguesa no fim de semana fora de casa jogo difícil e volta ao Horto para enfrentar o Figueirense de Louco Abreu. Jogos difíceis, porém como afirmei anteriormente não impossíveis.