Costuma-se dizer que as expressões culturais são as raízes de um povo. Dizem ainda mais, que povo sem cultura é povo sem raízes. para os antropólogos, a cultura é o que constitui a maneira de viver do povo, a soma dos padrões de conduta aprendidos, atitudes e coisas materiais.
A cultura pode ser definida como a vida total de um povo, o legado social que o individuo recebe de seu grupo, o esboço para viver a vida. A definição popular de cultura inclui sempre as crenças, os padrões sociais, os princípios, os valores religiosos, os usos e costumes, e os traços materiais.
Complemento, dizendo que cultura é a somatória dos costumes, tradições e qualquer manifestação de criatividade humana, não somente as artes.
A propósito de quê escrevo tudo isso? Simplesmente para manifestar meu repúdio ao descaso com que é tratado o aspecto cultural em nosso município. Temos talentos, diversidades culturais, em função de uma população oriunda de várias regiões de Minas e de outros estados, cada grupo com suas crenças, tradições e costumes, temos todo um potencial que é ignorado ou menosprezado. Esboços de projetos são lançados e logo esquecidos. Somos hoje quase quatrocentos mil habitantes e a cidade não tem sequer um espaço decente onde se possa expressar as manifestações culturais.
Acho que está na hora de se pensar com seriedade no assunto. Um dos raro locais onde se pratica cultura em Neves, no caso, algumas das vertentes, como literatura e artes cenicas, é na ANELCA, que apesar dos onze anos de sua criação, ainda é desconhecida da maioria da população, por falta de apoio e divulgação. Penso que é chegado o momento de nossa sociedade se manifestar a respeito. Espero.