Relações comerciais influenciam toda a trajetória de vida dos seres humanos. Pelo fato delas estarem presentes por todos os lugares que freqüentamos, seja por meio da televisão, rádio, internet, etc., é crescente o número de pessoas, que colocam os fatores comerciais em primeiro plano. Até mesmo o Estado nos últimos 5 anos, adotou políticas agressivas, focadas em estimular o consumismo, para aquecer a economia.
O grande problema é quando o consumismo se torna um vício, assim como a paixão pelo futebol, a bebedeira e a comilança, que comumente nos distanciam da vida de oração. Todos aqueles que não possuem o compromisso de promover o encontro com Deus, está fortemente apegado a algum vício. Com isso, hábitos tradicionais que nos colocam em sintonia com Deus e são importantes reparadores de nossos pecados, ficam esquecidos, tais como, vida de oração, jejum e a confissão.
O objetivo desse texto é despertar em você a importância de fortalecer a sua fé. Recentemente li dois pequenos livros sobre esse assunto: “O Livro da Vida! Da Ilusão à Verdade – de Glória Polo” e “Práticas de Jejum – de Padre Jonas Abib”. Ambos de escritores católicos, mas que explanam assuntos independentes de religião. Glória Polo, apresenta uma visão de como refletir sobre nossas ações do cotidiano ressaltando que uma pessoa não pode se considerar bondosa, pelo fato de nunca ter matado, roubado ou cometido aborto. Já o livro de Pe. Jonas Abib apresenta diversas maneiras corretas de fazer jejum, sem efeitos colaterais ao corpo e salientando benefícios de tal prática, como: disciplina no hábito de alimentar, remoção de vícios, da incredulidade, etc.
Espero que, esta leitura seja capaz de despertar sua curiosidade, sobre a importância de viver em sintonia com Deus e preparar-se diante das tentações no mundo moderno.
[Glória Polo, 2009] “O Livro da Vida! Da Ilusão à Verdade”. 108 páginas.
[Pe. Jonas Abib, 2008] “Práticas de Jejum”. 38 páginas – Livreto.