Estudo há 15 meses na Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, uma instituição de ensino tomada como referência em âmbito internacional pela qualidade na formação de profissionais, entretanto pouco explorada por estudantes nevenses.
Os objetivos desse texto são apresentar bons motivos para o ingresso na UFOP de discentes interessados em um ensino de qualidade das Universidades Federais, e incentivo aos que mantém o foco apenas na UFMG.
Cursos
A UFOP, além dos tradicionais cursos de Farmácia e Engenharias, possui atualmente 39 cursos de graduação nas áreas de meio ambiente, saúde, computação e outros, sendo 11 desses ministrados em outras Unidades (João Monlevade e Mariana). Além de cursos de pós-graduação em nível de especialização, mestrado e doutorado, e ensino à distância.
Onde ficar
A UFOP possibilita duas formas de moradia próprias da instituição: alojamento e repúblicas federais, ambas auxiliadas por avaliações socioeconômicas. Há também as repúblicas particulares, em expansão acentuada nos últimos 4 anos, devido o crescimento da UFOP.
Atualmente o custo com aluguel mensal de um AP com dois quartos, 1 banheiro, cozinha e sala de jantar, é de aproximadamente R$1.000,00. Embora o valor assuste, é relativamente fácil encontrar estudantes dispostos a “dividir” tal mensalidade. Outra boa opção são famílias que oferecem suas casas aos estudantes e na maioria das vezes são inclusos café de manhã, almoço e jantar.
Medo dos pais
Comumente pais sentem receio dos filhos estudarem em outras cidades, principalmente em cidades universitárias, característica de Ouro Preto. Entretanto tal cidade não oferece nada, além daquilo que exista em qualquer cidade do Brasil.
Ouro Preto, por vezes, transmite uma “fama” de cidade de baderneiros de pouco estudo e muita “farra”, equivocadamente e semelhante à de Ribeirão das Neves taxada como uma cidade extremamente perigosa devido presídios.
Bolsas de estudo
A Pró-Reitoria Especial de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE) viabiliza auxílios financeiros, através de bolsas Alimentação, Permanência, Transporte e Remop. São também comuns Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica, em que são desenvolvidas atividades coordenadas por professores, para empresas interessadas em projetos.
Programas no exterior
Assim como a maioria das Universidades Federais, Ouro Preto possui programas de mobilidade acadêmica no exterior, que objetivam alocar os estudantes em pesquisas e no mercado de trabalho em âmbito internacional. A viagem é respaldada pela UFOP, garantindo total segurança e apoio aos estudantes e familiares. Existem editais de seleção em que são esclarecidos temas como hospedagem, passagem, critérios de seleção, entre outros.
Mostra de Profissões
Freqüentemente são realizadas a “Mostra de Profissões” em que alunos do ensino médio ou outras pessoas, que desejem ingressar na graduação, obtém contato com os cursos oferecidos pela instituição. Salas interativas, palestras, visitas, estandes, além contatos com discentes e docentes da instituição, apresentam toda a dinâmica da UFOP.
Cultura
Cinema: Cine Vila-Rica, espaço pertencente a UFOP, é o único cinema da região, porém um dos mais tradicionais de Minas Gerais.
Museus: o Centro histórico de Ouro Preto, possui diversificados museus, que juntos salientam o teor histórico da cidade.
Orquestra: Orquestra Experimental da UFOP, que busca incessantemente resgatar a vocação musical da cidade.
Espero que nos próximos vestibulares a UFOP seja tão almejada, assim como instituições próximas de Ribeirão das Neves, com maior tradição e comumente frequentadas e desejadas pelos nevenses, tais como, UFMG, PUC, FUMEC e outras.
Mais informações
Ouro Preto
http://www.ouropreto.com.br
História
http://www.ufop.br/index.php?option=com_content&task=view&id=52&Itemid=175