É comum a gente se deparar com um funcionário “desmotivado” em uma empresa qualquer. Mais comum ainda é encontrarmos vendedores desmotivados nas lojas. Cabisbaixos, vagarosos, escorados nas vitrines e nos stands.
E quando você os pergunta o motivo de tanta desmotivação, a resposta é a mesma pela qual centenas de pessoas fogem do mercado de vendas como gato foge de banho frio. Metas.
Como diz a Ana Carolina: “É isso ai...” Metas. O que deveria ser o principal motivo para brigar por uma vaga no mercado de vendas é visto com o lado mais negro da profissão.
“Metas exigem muito da gente”. “É muita cobrança”. “É uma atrás da outra, a gente nem tem descanso".
Quando eu ouço isso eu só consigo pensar em três coisas. A primeira é que assim como eu não nasci para ser freira, não é todo mundo que nasceu pra vender. Pra se dedicar ao setor de serviços, você tem que ter algumas características pessoais, tais como gostar de pessoas, vontade de ajudar, detestar rotina, ter iniciativa, ser ambicioso, ser confiante.
Menos que isso é melhor você procurar um “trampo” na área administrativa. Ponto final. Sem essa de “com o tempo você aprende”... Com o tempo você toma ódio da profissão, isso sim.
Outra coisa é que você tem sucesso em vendas se falar a verdade. Porque quando uma pessoa confia em você, fica mais fácil de vender qualquer coisa, alem do fato dela te recomendar.
E por fim e mais importante: Metas. As metas são o que há de melhor em vendas. Por vários motivos. Dentre eles:
Metas são a certeza do que você tem que fazer. Você chega ao seu serviço sabendo exatamente o que tem que alcançar até o fim do expediente. Pra quem não gosta de monotonia, ou de ficar a toa, é excelente.
Metas são sua premiação. Sejamos sinceros. Você sendo uma pessoa profissional vai dar o melhor de si todos os dias na empresa, agora imagine se não existissem as metas. Você ia ser um excelente profissional e no fim ia ganhar o seu mesmo salário de todo mês. Uma secretaria excelente ganha o mesmo que uma secretaria qualquer. Agora um vendedor excelente sabe que a sua empresa vai dividir uma parte do seu lucro com ele. E caso ele ainda não bata sua meta, ainda terá seu salário.
Metas são um norte, uma premiação. Se você trabalha em vendas e vê as metas de uma maneira diferente dessas. Talvez seja hora de repensar sua carreira.