O subsecretário de Estado de Trabalho e Emprego de Minas Gerais, Antonio Lambertucci, recebeu, nesta quarta-feira (23), a secretária Municipal de Assistência Social de Ribeirão das Neves, Kátia Goulart, e a gerente da Unitec Semicondutores, Camila Scosatto, para definir curso técnico, no âmbito do Pronatec, que atenda à demanda da empresa.
"A Sedese, por meio da Subsecretaria de Trabalho e Emprego, vai articular com as entidades ofertantes de cursos de qualificação profissional e, ao mesmo tempo, em parceria com a secretaria municipal, vai identificar o público jovem da cidade", explicou Lambertucci.
"Para nós, o diferencial é buscar e oferecer o maior número possível de cursos técnicos, com carga horária mais ampla e garantir oportunidades de aperfeiçoamento e de vagas no mercado de trabalho, além da área de serviços, tradicional em Neves", informou Kátia Goulart.
O município participa do Pronatec desde 2012, e, desta vez, a Prefeitura vai buscar dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), junto aos grupos de jovens dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade, dados do Sine e ainda promover articulação com os diretores de escolas públicas de ensino médio em Ribeirão das Neves.
Apesar de não haver limite de idade para interessados nos cursos, o objetivo é traçar o perfil do público-alvo: os jovens. "Acho que a gente inicia uma parceria que deve ser ampliada para outras empresas do município e, dessa forma, ofertar qualificação e encaminhar mão de obra ao mercado, aproveitando o capital humano da cidade", analisou Kátia.
A empresa também fará levantamento para detalhar o perfil do trabalhador desejado e o número de vagas disponíveis. Novo encontro está marcado para a primeira semana de janeiro.
Unitec Semicondutores
Instalada em Ribeirão das Neves, em 2012, com o nome de Six Semicondutores, a construção de sua fábrica foi concluída em abril de 2015. A empresa atua no desenho e no desenvolvimento de alta tecnologia para conexão de sistemas urbanos, cartões inteligentes, modernização de diagnósticos ligados à área de saúde e interligação de sistemas hospitalares.