Mil e duzentos quilos de tilápias foram retirados do reservatório da Penitenciária Antônio Dutra Ladeira, localizada, na rodovia LMG-806, na manhã desta terça-feira (07). A produção será doada ao Banco de Alimentos de Ribeirão das Neves, que atende creches, escolas, asilos, e a comunidade em geral.
A despesca faz parte do projeto de socialização e capacitação no ofício da piscicultura aos presos no município. A iniciativa é do Ministério da Pesca e Aquicultura, que conta com o apoio do Governo do estado e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). De acordo com o Ministério, o objetivo é socializar e transmitir conhecimento técnico ao apenado para que ele tenha uma atividade econômica auto-sustentável na qual possa incluir sua família, após sua saída do sistema prisional de iniciativa.
Ainda segundo o ministério, o ganho para o recluso que participa da atividade abrange também o aspecto social, ao facilitar o reingresso do detento na vida comunitária e a redução da pena prevista, já que para cada três dias trabalhados há uma diminuição de um dia na mesma.
Entre outros, participaram da solenidade o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, o ministro da Pesca, Luiz Sérgio e o prefeito de Ribeirão das Neves, Walace Ventura.