O programa Poupança Jovem continua servindo de modelo para os estados do Brasil. Em junho deste ano, representantes do Governo de São Paulo vieram conhecer a metodologia utilizada no Poupança Jovem e, na última quinta-feira (18), em evento do Plano Brasil Sem Miséria Sudeste, na capital paulista, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, anunciou que dará início no seu estado a um projeto baseado no programa mineiro, o chamado Renda Melhor Jovem.
O Poupança Jovem tem como foco estudantes do ensino médio da rede pública estadual, que residem em municípios com alto índice de evasão escolar e violência. Ribeirão das Neves foi o primeiro município a ser atendido pela iniciativa, em 2007. Ao longo dos anos de formação, os estudantes têm o rendimento escolar acompanhado e participam de atividades extracurriculares oferecidas pelo Poupança Jovem, como cursos de capacitação profissional e inclusão digital. Cada aluno participante recebe uma bolsa no valor de R$ 3 mil, depositados nominalmente pelo Governo de Minas, ao final dos três anos do ensino médio. O jovem só recebe o recurso depois de ter concluído regularmente os estudos, além de ter cumprido todas as metas e obrigações estipuladas durante o período de permanência no programa.
Evasão escolar
Uma pesquisa inicial, realizada em 2007 e 2008 pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mostrou que estudantes que participavam do Poupança Jovem em Ribeirão das Neves permaneceram e foram mais aprovados no ensino médio de escolas da rede pública estadual. A avaliação por amostragem de turmas mostrou queda de 20% na repetência e de 55% na evasão, quando comparadas com turmas de escolas estaduais de municípios vizinhos.
"Gosto muito de participar das atividades propostas e dos temas abordados, como bulling e sexualidade, pois são assuntos voltados para a juventude. Isso sem falar das amizades que fazemos, até mesmo com os educadores, que estão sempre abertos a nos ouvir e ajudar", destaca uma das calouras do programa em Ribeirão das Neves, Joyce Maria Assis, de 15 anos.
A estudante conta ter grandes expectativas com relação ao programa. "O Poupança Jovem é um arranque para um futuro melhor e um incentivo para os alunos irem à escola, pois muitos estavam desmotivados. Além disso, a bolsa que vou receber poderá ser utilizada para cursar uma faculdade ou ajudar os meus pais, que são pessoas muito carentes", conclui.
Agência Minas