A candidata a reeleição Dilma Rousseff (PT) participou de uma passeata, na tarde desta segunda-feira (22), pela região central de Ribeirão das Neves, tomada por militantes e simpatizantes dos petistas. A presidente, acompanhada de Fernando Pimentel, candidato ao governo estadual, Antônio Andrade, candidato a vice em Minas, e Josué Alencar, candidato a senador, também aproveitou para falar sobre os rumos da campanha e criticar adversários.
Dilma disse que, ao contrário de Marina e Aécio, não irá trocar de programa de governo como 'troca de casado' e que seu plano já é parte das próprias realizações. Apesar de ainda não ter divulgado o plano completo, a candidata afirma que as diretrizes, lançadas em agosto, já fazem parte do programa.
Assim como fez na última visita pelo Estado, Dilma ressaltou o Pronatec, que, segundo ela, já possui mais de oito milhões de inscrições em cursos e que pretende obter mais 12 milhões caso reeleita. "Não só tenho propostas e programas, como eles são concretos, codificados. Pelo menos dois dos meus concorrentes um dia defendem uma coisa e no outro dia, outra. Mudam de programa como mudam de casado. Todos os nossos programas são realidade", alfinetou.
Perguntada sobre críticas de candidatos adversários de que ela não entregou o programa de governo, a presidente disse: "Eu não sou candidata como ela (Marina Silva, do PSB, foi) em 2010. Eu tenho programa e parte dele está na realidade, sistematicamente" respondeu, citando na sequência políticas de transporte de massa, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e segurança pública.
A presidente ainda comentou que o Brasil deu exemplo de competência e segurança na Copa do Mundo, com as construções dos Centros de Comando e Controle. Dilma comprometeu-se a expandir esses centros para o País inteiro. "Não só vou expandir, como também tem de haver ação conjunta com os Estados, principalmente no caso de fiscalização de fronteiras".
Fotos: Ichiro Guerra/ Dilma 13