A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur) publicou, no mês de julho, no Diário Oficial de Minas Gerais, a listagem dos municípios participantes da Política de Regionalização do Turismo em Minas Gerais. Ribeirão das Neves aparece como membro da Associação do Circuito Verde-Trilha dos Bandeirantes, junto com os municípios de Conceição do Pará, Esmeraldas, Igaratinga, Leandro Ferreira, Onça de Pitangui, Pará de Minas, Pitangui e São Gonçalo do Pará.
A publicação será considerada a listagem oficial do mapa de regionalização do turismo de Minas Gerais para quaisquer fins. De acordo com a listagem publicada, Minas Gerais possui, atualmente, 457 municípios participantes da Política de Regionalização do Turismo, os quais totalizam o número de 45 circuitos turísticos.
A regionalização é hoje a diretriz federal para a gestão do turismo adotada em Minas Gerais com o objetivo de construir um modelo de organização pública que visa à descentralização, com base nos princípios da flexibilidade, articulação e mobilização.
Cabe aos Circuitos Turísticos o importante papel de articular as entidades públicas, privadas e do terceiro setor em sua região e municípios de abrangência e atuação para contribuir com o desenvolvimento econômico e social das regiões, por meio da atividade turística.
Circuito Verde-Trilha dos Bandeirantes
Criada em 2001, a entidade civil sem fins lucrativos trabalha para divulgar e estruturar as cidades onde ousados e ambiciosos Bandeirantes deixaram seus traços marcantes e desenvolve ações que apresentam o turismo como alternativa de desenvolvimento econômico, social e cultural dos municípios.
O Circuito Verde-Trilha dos Bandeirantes mantém parceria com uma agência de turismo receptivo, que transforma os roteiros em produtos de mercado. Quando o turista escolhe um destino, ele quer saber aonde ir, como chegar, onde se hospedar, onde comer e se divertir.