All for Joomla All for Webmasters

Fake News e as eleições de 2020

Chegamos a mais um ano de eleições, dessa vez os pleitos ao Executivo e ao Legislativo irão movimentar os municípios e, geralmente, eles são as prévias para a eleição presidencial em 2022. Em Neves algumas questões podem influenciar bastante a decisão do eleitorado e as estratégias de comunicação para os cargos eleitorais.

A primeira é a possibilidade de um segundo turno, caso os mais de 200 mil aptos a votar façam a biometria até a data limite de março, o que mudaria muito o cenário das eleições em Ribeirão das Neves e seria a primeira vez na história da cidade.

Outro ponto se refere a um ingrediente relativamente novo nas eleições, desde a eleição de Jair Bolsonaro em 2018, é uma pauta que ficou recorrente: as chamadas Fake News, em virtude do uso das redes sociais. Como Neves não possui um grande meio de comunicação, geralmente dependemos dos meios de massa que estão em Belo Horizonte. A internet cumpre um papel importante para divulgação de candidatos, porém, tem a parte negativa de também desqualificar candidatos ou pessoas através das Fake News.

Em 2018, vários candidatos foram acusados do mau uso da internet para disseminar notícias mentirosas. Vários processos ocorreram e os aplicativos estão tomando alguns cuidados. O mais criticado deles, o Whatsapp, tem restringido muito o envio de mensagens em massa e deixado rastros para determinadas divulgações desse tipo. Porém o submundo do app ainda é desconhecido, nos grupos de família, de trabalho, dos amigos, vez ou outra surgem material duvidoso e de origem desconhecida.

As Fake News utilizam uma estratégia muito usada nos Estados Unidos por Donald Trump nas eleições de 2016 e aproveita o mau costume das pessoas de não pesquisar sobre o que leem. Por isso, é necessário ficar atento as informações recebidas nesses submundos. O Facebook chegou a ser notificado por expor dados de seus usuários e vender para as eleições em diversos países, no famoso caso de Cambridge Analytica.

O Facebook já criou um filtro contra Fake News que deve funcionar em breve na rede, que tem o intuito de reduzir a circulação de notícias falsas. Funcionará da seguinte maneira: se você postar algo que já tenha sido reportado como fake, pula uma mensagem avisando que o conteúdo é falso e se você ainda deseja publicar pode fazê-lo, contudo o post terá o aviso de que é uma notícia falsa.

Neste caso é ideal que o eleitor, interessado e disposto a uma disputa justa, seja crítico quando receber uma matéria de conteúdo duvidoso.  Algumas dicas são importantes: desconfie de notícias absurdas, se a notícia for bizarra ou tendenciosa tem uma grande chance de ser mentira. Desconfie de notícias com tons alarmistas, geralmente as notícias com essas características buscam realmente chamar a atenção para ser compartilhada.

As notícias falsas apelam para teorias da conspiração para gerar revolta. Geralmente essas matérias contém erros de português, uso de dados aleatórios para passar veracidade e vem de sites pouco conhecidos. Sendo assim, busque sempre fontes em sites com credibilidade. Leia a notícia completa, muitas matérias vem com um texto para chamar a atenção e o conteúdo não tem nada a ver com que é intitulado. Também é necessário verificar se a notícia é velha, algumas matérias estão desatualizadas e voltam para as redes sociais por algum compartilhamento.

O principal neste processo todo é, se duvidar do conteúdo, não repasse. Ser responsável neste momento ou em qualquer época  é importante. Você pode acabar com a vida pessoal ou profissional de alguém compartilhando as chamadas Fake News.

 

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno