All for Joomla All for Webmasters

O arquipélago de Ribeirão das Neves

Essa talvez tenha sido a melhor definição encontrada para Ribeirão das Neves, baseando-se nos estudos de Paola Rôgedo Campos, que resume bem o que nossa cidade parece: um arquipélago. Arquipélago é um grupo de ilhas, essa é bem a visão que tenho daqui, nossa cidade parece um conjunto de ilhas, rodeado de água por todos os cantos. Veneza, Justinopólis, Areias e Neves estão tão distantes um do outro que nem se parecem do mesmo município, mais se parecem um grupo de ilhas, vivendo por conta própria e sem depender dos outros.

Paola Rôgedo Campos faz uma análise interessante e relevante sobre Ribeirão das Neves e enfatiza questões ressaltadas pelo Relatório de Diagnóstico e Diretrizes Básicas do PD, algumas “anomalias” que comprometeram o desenvolvimento do município, dentre elas: estrutura fundiária fragmentada; o estigma de cidade-presídio; a ausência de política urbana adequada capaz de controlar a ação do mercado imobiliário; o crescimento demográfico acelerado; a ausência de uma política de desenvolvimento capaz de revelar e ampliar as potencialidades do município.

A partir dessas “anomalias” levantadas, o Plano Diretor de Ribeirão das Neves definiu os objetivos a serem alcançados, entre eles, a regulamentação da ocupação e uso do solo urbano; a criação de unidades de preservação do patrimônio ambiental (APAs); a melhoria das condições das articulações do tecido urbano municipal e a melhoria das condições de mobilidade urbana e a melhoria das condições de saneamento ambiental.

A partir dessas análises do PD e dos estudos de Rôgedo, podemos concluir que os “traumas” já foram mensurados, porém para saná-los demora um tempo que não temos. A questão positiva é que as coisas estão mudando, a sociedade civil está atenta, os grupos sociais estão lutando, e a política será cobrada para que as mudanças ocorram, tendo em vista que boa parte dessas mudanças depende de vontade política. Assim, aguardamos que o arquipélago se torne efetivamente um município consolidado e dê futuro para as pessoas que aqui moram. Quero ser otimista e acreditar que nós iremos conseguir as mudanças, muito embora, elas demorem.

 

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno