All for Joomla All for Webmasters

O que você sabe sobre Neves?

Essa pergunta nos traz questionamentos diversos, geralmente negativos. Mas consiste numa “provocação” um tanto quanto arrebatadora, quando paramos para pensar sobre. Está na hora de nos questionarmos sobre o que sabemos sobre nossa cidade, sobre quem somos realmente e qual o nosso papel enquanto cidadãos. Será que aqui é realmente a “cidade presídio” ou a “cidade dormitório”? Se ela é realmente isso, de quem é a culpa por tal estereótipo?

Será dos inúmeros políticos inertes e ineficientes; dos meios de comunicação de massa que insistem em falar de nossos homicídios; dos presídios; do transporte público ineficaz; das ruas de terra ou dos loteamentos sem autorizações. Isso me remonta a Sócrates: “Só sei que nada sei”. Acredito que esses estereótipos se tornaram canônicos na medida em que foram sendo repetidos, a partir daí todos nós acostumamos com esses rótulos. Que tal então mudarmos essa situação?

Será que ao invés de questionarmos, ou ficarmos nas filas dos ônibus lamentando e xingando o profissional que trabalha na empresa, não seria mais eficaz incidirmos nosso foco de luta com quem realmente nos deve respostas? Deixamos de lado a música do Skank que ressalta “nossa indignação é uma mosca sem asas, que não ultrapassa a janela de nossas casas”.

Vamos transformar nossa indignação em ações, pois acredito que as mudanças virão com a mobilização popular e ações propositivas. Muito embora talvez, a nossa geração não veja as mudanças que desejamos ou nem perceba, mas vamos lutar para que os nossos filhos vejam, quiçá nossos netos. Então, que tal deixarmos de assistir a novela pasteurizada dos meios de comunicação massiva e nos reunirmos para propor soluções para nossa cidade.

 

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno