All for Joomla All for Webmasters

Centro de Desenvolvimento Econômico

A Prefeitura de Ribeirão das Neves criou recentemente, um novo espação reservado ao atendimento aos empresários com a denominação Centro de Desenvolvimento Econômico.

Nota-se em quase todas as regiões do Brasil que a maioria das prefeituras, o setor privado e a sociedade civil estão à procura de melhores formas de alcançar o desenvolvimento econômico local, pedra fundamental para o desenvolvimento sustentável e das pessoas.

Isso se deve muito ao fato que os governos locais estão lidando com reformas democráticas cada vez mais frequentes e maior descentralização, levando para a governança local a maiores responsabilidades, ao mesmo tempo em que transformações em grande escala acontecem na economia global, resultantes de vários fatores, tipo a liberalização do comércio, privatização e avanços nas telecomunicações. O significado dessas mudanças é que os cidadãos e os governos locais agora lidam com desafios formidáveis, onde surgem mais oportunidades, mas também maiores responsabilidades para trabalharem juntos com o objetivo de abordar a saúde econômica dos municípios e o sustento de seus cidadãos locais, onde muitos dos quais podem estar sub ou desempregados e vivendo na pobreza.

O propósito do Centro de Desenvolvimento Econômico, que já tem em sua estrutura a Sala do Empreendedor, em relação ao Desenvolvimento Econômico Local (DEL) é responder a essa demanda e ajudar o executivo e seus parceiros nos setores privado, público e comunitário a lidar com essas questões. Alcançar um crescimento econômico e manter-se competitivo já é por si só, um desafio sério. Garantir que os benefícios do crescimento se propaguem amplamente a fim de que o desenvolvimento seja inclusivo e que produza impacto na qualidade de vida de todos os cidadãos representa um desafio ainda maior.

A questão, portanto, e agora falo por mim, é não só como tornar o crescimento econômico uma realidade em nosso local e comunidades, mas como garantir que o crescimento beneficie os marginalizados e os pobres. Isso requer que o Desenvolvimento Econômico Local (DEL) seja estabelecido com firmeza em uma estrutura mais ampla de desenvolvimento local sustentável. Por sua vez, isso demanda uma abordagem estratégica do DEL, que implica uma consideração cuidadosa das diversas relações custo beneficio, além de implicar escolhas difíceis. Também requer o aproveitamento e a mobilização de capitais locais humano, social e financeiro em direção à visão, objetivos e metas comuns que a comunidade aspira alcançar.

Isso é possível somente quando os vários interessados e atores unem forças para fazer uma diferença na qualidade de vida de suas cidades e assentamentos. Este engajamento sobre Desenvolvimento Econômico Local deverá ser desenvolvida e construída em torno desses princípios.

Enquanto há muitas ferramentas e melhores práticas no campo do desenvolvimento econômico local, estabelecê-los em uma estrutura institucional local de governo e de agenda de desenvolvimento permanece como desafio principal.

Estas séries de ações avançará consideravelmente para diminuir esse descompasso, e aumentar o papel das autoridades locais, oficiais eleitos e seus agentes, guiar e estimular o desenvolvimento econômico local para benefício de seus cidadãos.

O processo de desenvolvimento passa por muito treinamento e repousa sobre a filosofia básica acima exposta de compartilhamento de conhecimento. Tem de haver uma ampla variedade de profissionais do desenvolvimento econômico local oferecendo suas ideias e experiências para tornar este documento final rico em conteúdo, robusto em métodos e amplamente aplicável.

A sabedoria e pragmatismo devem permear os documentos desta série.

Os participantes desta demanda deverão apontar com precisão questões-chave no DEL. A começar pela indicação dos líderes, há de se atentar para o ambientes facilitadores; crianças, juventude e gênero; qualidade de emprego; sociedade e meio ambiente; governança e democracia; cultura; capacidade intelectual; redução da pobreza e globalização, para citar apenas algumas. Não há como pensar o Desenvolvimento, sem a inclusão destes tópicos.

Os participantes dessa Mesa Redonda, tem de ter a compreensão que para que o DEL seja bem sucedido, os líderes locais e os profissionais do desenvolvimento econômico precisam ter acesso a uma variedade de ferramentas, ideias e experiências que lhes permitam abordar estrategicamente suas questões mais complexas em nível local. Desafios locais requerem soluções locais.

Acreditamos que o planejamento estratégico para o DEL seja uma ferramenta pragmática e poderosa que ajude significativamente a resolver questões locais. Esta ferramenta oferece, no mínimo, uma maneira de aperfeiçoar a interação necessária entre os variados setores da gestão, empresas, trabalho e os pobres através do engajamento no planejamento estratégico para o DEL.

Se bem feito, o planejamento oferece uma maneira de esclarecer as vantagens competitivas, identificar as oportunidades cooperativas, elaborar opções inovadoras, e gerar as estratégias mais adequadas para as prioridades locais.

O sucesso primordial e a realização desses resultados, no entanto, dependem da criatividade dos estabelecimentos locais e dos atores autoridades, instituições de treinamento, operadores do setor informal, empresas e organizações da sociedade civil para adaptação das ferramentas às realidades locais, e do uso desta série de experiências acumuladas como documento vivo, enriquecendo as informações para novas compreensões, conhecimento e experiências para nossos sucessores.

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno