Olá, leitores do RN.net!
É um grande prazer retornar ao portal, agora como colunista! Antes, como "sócio-fundador", hoje como gerador de conteúdo desse que se tornou o portal de maior credibilidade em Ribeirão das Neves.
Como bom mineiro e nevense, acredito que seja importante uma boa recepção e, por isso, vou iniciar minha primeira coluna me apresentando.
Bacharel em Ciência da computação, entusiasta do mundo da publicidade
Iniciei minha carreira como instrutor de informática na Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo. Ainda hoje mantenho um excelente vínculo com a instituição, participando de projetos na área de tecnologia.
Logo depois, passei por várias empresas de tecnologia, onde fiquei por um bom tempo e rodei por alguns estados brasileiros atuando na minha área de formação.
Nunca "arredei" o pé da sala de aula ou de um bom público. Em 2013, como professor da área técnica da Polimig, vi que a sala de aula e o mundo da educação ainda me fascinava...
Sai do mercado formal e fui empreender em tempo integral em 2014.
Hoje presto consultoria e serviços na área de publicidade digital na LIMA PUBLICIDADE DIGITAL, além de manter o projeto BATE PAPO SOBRE MÍDIAS SOCIAIS que leva educação e formação sobre marketing digital para empreendedores da região metropolitana de BH, que vem crescendo mais a cada dia.
Ao longo da minha carreira, me deparei com o nascimento e a "morte" de vários serviços digitais, como Orkut, MSN, dentre outros. Presenciei o Google se transformar em referência e ultrapassar o queridinho "Cadê?". Vi também o Google comprar o Youtube e outras grandes empresas.
Também vi as redes sociais nascerem e se tornarem fenômenos, como o Facebook, e agora, o Instagram.
E ter presenciado tantas coisas no passar dos meus 33 anos de idade só me intriga cada vez mais sobre a força que o digital tem hoje sobre nossas vidas.
Estamos em 2020 e o país tem 420 milhões de smartphones ativos. É o que revela a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP).
O fato é que hoje não vivemos sem um smartphone, eles estão presentes em nossa rotina, seja para saber como se chegar a um local ou para pedir comida em casa.
O fato é que o meio digital ganhou um espaço na praticidade do dia a dia e também nos espaços publicitários, que se tornaram até mais "democráticos". Hoje com R$ 10 você consegue fazer um bom anúncio em uma rede social para trazer mais clientes para sua empresa.
Junto com as mudanças tecnológicas, vieram também mudanças na forma de pensar e de consumir:
- Os novos tempos exigem muito mais que postar produtos, os clientes querem formas de uso consciente;
- Querem entender a história da sua empresa;
- Querem entender quem são seus fornecedores;
- O sucesso não vem apenas mais de um produto saboroso que chega na mesa, ele tem contar uma história;
- Tem que ter pessoas e fatos relevantes por trás;
- Muito se fala em "experiência do cliente";
- Mais do que isso hoje o consumidor está em busca de diferenciais que não estão apenas no sabor;
- O engajamento real da empresa com causas sociais e que realmente somem a sociedade é cobrado por quem gasta, ou melhor, investe em sua empresa (o consumidor).
Fazer posts bonitos e não ter isso enraizado na cultura da empresa não engana mais o consumidor moderno. Mais do que DIZER, hoje a empresa tem que SER realmente o que ela se diz e propõe em suas redes sociais.
E não se engane, aqui na internet mentira tem perna curtíssima...
Não existe meio termo. Os smartphones vieram para mudar a forma que todos nos comunicarmos.
O velho Chacrinha já dizia: "Quem não comunica, se trumbica". No mundo digital, vamos além: "Quem não tem conteúdo, se trumbica".
Postar por postar, ou deixar o "marketing" da sua empresa na mão do "sobrinho" te leva a dois destinos:
- Nenhum resultado
- Frustração
E é sobre isso que iremos abordar de hoje em diante aqui na COLUNA:
- O impacto das mídias sociais em seus negócios;
- Como promover sua empresa através da internet;
- Novos meios de comunicação;
- As redes sociais e sua influência;
- Atendimento online e posicionamento das marcas no meio digital.
Um grande abraço e em breve iremos aprofundar mais em cada assunto. Aproveite para sugerir ou pedir algum tema para ser abordado aqui na coluna.