Para concluir a temática sobre pontuação e o uso correto da vírgula, apontarei aqui algumas situações em que a vírgula não deve ser utilizada.
Na frase “Maria, saiu para passear com o seu cachorrinho Totó”, há um erro na colocação da vírgula após o nome Maria, pois não se separa, com vírgulas, o sujeito (Maria) do seu predicado (saiu para passear com o seu cachorrinho Totó). Este tipo de erro é considerado gravíssimo!
Já em “Maria, aquela garota dedicada, saiu para passear com o seu cachorrinho Totó”, deve-se usar a vírgula separando a expressão que qualifica Maria. Dessa forma, não há erro.
Na situação “Maria não falará, nem escreverá sobre o assunto”, neste link, verifica-se outro erro de pontuação, pois não se usa vírgula antes da expressão “nem”, que é a união de “e” e “não”. Neste mesmo raciocínio, não se usa vírgula antes de “e” e “ou” se os sujeitos das orações forem os mesmos, como no exemplo “Maria saiu de casa e foi ao salão”. Nos casos em que os sujeitos são diferentes, deve-se usar a vírgula. Assim: “Maria comprou um carro, e João, uma moto” – neste caso, a primeira vírgula separa orações com sujeitos diferentes e a segunda é necessária porque houve a supressão do verbo “comprou”. Na frase “Maria deverá chegar cedo em casa ou não poderá sair mais”, não se aplica a vírgula antes de “ou”.
Não se usa a vírgula também antes da oração adverbial consecutiva, como neste exemplo: “Maria dançou tanto que seus pés ficaram inchados”.
Veja exemplos simples de como o uso ou não da vírgula pode criar variadas interpretações:
Não, espere! ou Não espere!
Vamos perder, nada foi resolvido. ou Vamos perder nada, foi resolvido.
Aceito, obrigado. ou Aceito obrigado.
Este, juiz, é corrupto. ou Este juiz é corrupto.
R$ 23,5 ou R$ 2,35.
A vírgula é tão importante que pode mudar tudo. A interpretação do seu texto começa pela colocação correta da pontuação. Vamos treinar? Pontue as frases abaixo criando interpretações diferentes.
1 - Deixo a minha fortuna para o meu irmão não para o meu sobrinho jamais para o meu advogado nada para os pobres.
2 - Se o homem soubesse o valor que tem a mulher andaria de quatro à sua procura.
Abraços e até a próxima!