All for Joomla All for Webmasters

A atenção dos nevenses para a Festa de Agosto

A festa mais importante de Ribeirão das Neves se aproxima. Seja na religiosidade ou nas festividades promovidas pelo município, o olhar do nevense se volta para a cidade de uma forma em que poucas ocasiões acontece. É durante a Festa de Agosto, da Padroeira, que grande parte da população faz questão em participar dos eventos realizados na cidade. Momento para confraternização, aquecimento da economia, já que aumenta o consumo local, além fortalecimento dos laços com a história de Neves.

Com base no contexto histórico, essa festa tradicional na cidade tem uma ligação muito forte com a cultura local. Nos 80 anos em que a festividade é celebrada, a diversidade e regionalidade sempre estiveram presentes. Cenário propício para o incentivo e fortalecimento da história construída nas últimas décadas. Oportunidade para relembrar o passado e promover a relação de pertencimento com o município.

Esse envolvimento no contexto local tem uma relação direta neste olhar e forma como a população se envolve com a cidade. Um morador que se preocupa e mantém vivo esse sentimento que pertence ao lugar, é muito mais ativo e participativo na vida social e política do que outra pessoa que não possui essa ligação. Não é só por meio de obras e trabalhos sociais que isso pode ser conquistado, mas o incentivo à cultura local e lazer podem gerar ótimos efeitos a longo prazo.

Essa construção não é fácil, porém é muito importante e deveria ser melhor explorada por nossos gestores. Exige respeito pela nossa história, vontade e interesse em preservar o que temos de mais rico: a Neves do passado que abre espaço para a Neves do futuro.

Em meio a este cenário de fortalecimento dos laços de pertencimento com a cultura local, um dado preocupante foi divulgado na última semana. A pouca exploração cultural na cidade atualmente foi escancarada com a nota próximo de zero recebida no ICMS Cultural 2019. Trata-se de um programa de incentivo à preservação do patrimônio cultural estadual, do qual há repasse de recursos para os municípios que preservam seu patrimônio e as referências culturais por meio de políticas públicas relevantes.

A criação e ampliação dessa relação cultural e social da cidade com os moradores é o caminho para o reforço da identidade local. Exige uma série de iniciativas que irão culminar com esse olhar de quem mora na cidade com o próprio município. Vai muito além da promoção de uma festa. Vai muito além da realização de atividades de recreação oferecidas ao povo!!

Fico por aqui. Volto em breve!! Até a próxima!!

 

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno