All for Joomla All for Webmasters

Neves: SOS Saúde!!!

Já faz algum tempo que queria falar sobre esse assunto aqui na coluna: o sistema de saúde em Ribeirão das Neves. O jornal Estado de Minas publicou, no último fim de semana, uma reportagem que ligou o alerta sobre essa área que afeta diretamente a população, e a situação em Neves não anda nada boa.

Atualmente, o município possui 55 unidades básicas de saúde. Porém, como o número de moradores em Neves cresceu é possível que atualização do IBGE não tenha contabilizado todos os moradores. Tendo em vista que a cidade tem aproximadamente 330 mil habitantes e cada unidade atende no máximo quatro mil pacientes, estimativas apontam que precisaríamos de outros 30 centros de saúde para dar conta das demandas locais.

Servidores que não quiseram se identificar relataram para essa coluna que existem problemas graves: faltam medicamentos, insumos para o trabalho, inclusive para a limpeza e manutenção das unidades de saúde.

Além disso, atualmente a cidade registra déficit de 17 médicos nas equipes de atenção primária. Para se ter uma ideia, esse número representa quase um terço dos profissionais que atuam nesses locais. Com o aumento dos registros de casos de dengue e a baixa no quadro da equipe médica, quem tem sofrido mesmo são os pacientes.

Essa falta de médicos nos postos provoca algo parecido com um efeito cascata, pois faz com que os pacientes procurem atendimento nas UPAs e no hospital São Judas Tadeu, único no município. Como as opções são limitadas, o tempo de espera por atendimento está ficando extremamente prologando. Quem precisou utilizar essas unidades médicas já sentiu o problema na pele. São longas filas, pacientes sofrendo e muitas famílias aguardando atendimento dentro e fora destes locais.

Como tentativa de se minimizar o problema, os postos médicos estão delegando a triagem e acompanhamento dos pacientes aos enfermeiros e somente no caso de agravamento do quadro é que os doentes são levados as 38 unidades que contam com os profissionais da medicina.

Não é de hoje que a população sofre com a ineficácia do sistema de saúde em Ribeirão das Neves. Um problema que vem sendo um grande gargalo gestão após gestão e ao que tudo indica está longe de ser resolvido. A cidade não consegue buscar soluções que resolvam algo tão sério.

Ao lado de educação, segurança e transporte, a saúde é um dos pilares de qualquer município e precisa funcionar bem. Se não há interesse das gestões em direcionar um trabalho mais incisivo nessa área, o que ocorre é um estado de precariedade e vidas são colocadas em risco. Não há meio termo quando se trata de saúde! Ou resolve ou deixa os moradores nas incertezas, que atingem o corpo e a alma!!

Fico por aqui. Volto em breve!! Até a próxima!!

 

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno