No próximo dia 12 de outubro comemoraremos o Dia das Crianças e não só crianças estão ansiosas por este dia. Todos gostam de comemorar este dia, mesmo os mais grandinhos. É uma delícia voltar a ser criança para comer algodão doce, brincar de esconde esconde ou voar alto em um balanço sentindo o vento no rosto. São sensações que não esquecemos jamais.
No Brasil, comemoramos o Dia das Crianças desde a década de 1920, quando o Deputado federal Galdino do Valle Filho apresentou o projeto de criar um dia em homenagem às crianças à Câmara, que foi aprovado. A data foi oficializada por meio do Decreto nº 4.867, assinado pelo presidente Arthur Bernardes no dia 5 de novembro de 1924.
Os brinquedos são a grande vedete deste dia e os presentes favoritos das crianças. O PROCON de Neves lembra que devemos sempre verificar se o brinquedo é adequado à idade da criança, se estão em perfeitas condições de uso, se possuem o selo do Inmetro (o que garante a segurança do brinquedo) e se o fabricante é conhecido e tem responsabilidade sobre os produtos que apresenta ao mercado.
Outro ponto fundamental é que, junto com o produto, devem ser entregues a nota fiscal original da venda e o termo de garantia, constando todos os dados da empresa vendedora e do fabricante. Estes documentos são fundamentais para que o consumidor exija seus direitos em caso de defeito, como já falamos nesta coluna anteriormente.
Esta é uma data puramente comercial e o apelo do comércio em geral é bem grande, principalmente sobre as crianças que não possuem total discernimento e maturidade para entender como isto tudo funciona. É fundamental pensar na formação do caráter das crianças e no seu desenvolvimento físico, intelectual e moral. Uma boa dica, é ensinar à criança que deve sempre doar os brinquedos e roupas que não usa mais sempre que ganhar novos.
Fique atento e exija sempre que seus direitos sejam respeitados!