A vida é sempre norteada por nossas livres escolhas!
“Como poderão dois andarem juntos, sem que não haja acordo e compatibilidade de ideais”?
SOLIDARIEDADE E INTERAÇÃO
“A natureza diz a todos os homens: (...)
Eu vos dei braços para cultivar a terra e um
pequeno lume de razão para vos guiar;
Pus em vossos corações um germe de
compaixão para que uns ajudem os outros
a suportar a vida.
Não sufoqueis esse germe, não o corrompais, compreendei
que ele é divino (...)”
VOLTAIRE. (1694-1778)
Acredito que ao nascermos, trazemos conosco o germe das Virtudes Divinas. Cabe-nos, no entanto desenvolve-las, vivendo-as em toda a sua plenitude.
Ainda que tendo a nossa individualidade e uma bagagem moral, o homem é produto do meio em que ele nasce, cresce e se desenvolve. È prova de sabedoria, demonstrando moral ilibada, nos cercar de companhias MORALMENTE elevadas e de preferência mais elevadas do que nós mesmos. Sabe-se, no entanto, que o que norteia o comportamento do homem, não é a inteligência do cérebro, mas sim a do coração. Pense sempre nisto!
As Leis Morais que regem o universo é a mesma para todo ser humano, pois a todo o momento Deus coloca em prova a nossa consciência. Nossa mente é bombardeada recebendo emanações de pensamentos daqueles que atraímos com nossas próprias emanações. Eis ai o fruto de nossas escolhas!
Estamos mergulhados no campo da sintonia e às vezes não damos conta disto. Somos manipulados e até conduzidos pelos sentimentos. Estes sentimentos por sua vez geram forças de atração e ou de repulsão dependendo é obvio de nossa própria elevação.
Seremos sempre abençoados em todos os sentidos, se e somente si, ofertarmos á vida: Amor, caridade, compaixão, generosidade, abnegação, desprendimento, sensatez, equilíbrio, empatia, honestidade, enfim, uma vez cultivando em nosso interior as virtudes elevadas estaremos por assim dizer atraindo bênçãos para nossas vidas na qualidade de boas companhias que irão seguir conosco em nossa jornada.
Se não gostamos do que estamos recebendo da vida, prestemos sempre atenção no que estamos ofertando a Ela. “Eis que te envio como OVELHAS para o meio de LOBOS. Sede, pois simples como uma POMBA e prudente como uma SERPENTE.” “As más companhias corrompem os bons costumes”, mas as sintonias elevadas enobrecem a alma presenteando-nos sempre, com irmãos que compartilham conosco dos mesmos ideais, sonhando o mesmo sonho, o sonho de justiça e igualdade ainda que por hora seja utópico.
Defendo a idéia de que é louvável ao espírito florescer sempre onde quer que ele esteja plantado. Esta é a minha filosofia de vida.
Dentro das possibilidades, procuremos fazer a diferença no meio em que estivermos vivendo, deixando um legado de honestidade, lealdade, fidelidade, bondade, generosidade, humildade, transparência e o que é mais importante tentando praticar a máxima do Cristo que diz: “Faça ao outro exatamente o que você gostaria que o outro fizesse por ti”.
È recomendável aos seguidores do Cristo ter sempre os mesmos sentimentos que os une: O amor, não somente como palavra ou ainda como sentimento, mas o amor como ação comportamental, pois acredito que o amor é o que o amor faz. Tendo como parâmetro o amor comportamento, estaremos sempre aptos, seguros e isentos de dúvida de que deveremos trabalhar em prol da coletividade e nunca da individualidade. Certa feita, Jesus foi interpelado pelos fariseus, pois Eles tentavam persuadi-lo a cometer erros e Cristo responde:
- Quem dentre vós me convence do pecado? È recomendável a todo ser humano, e principalmente o GESTOR Público, seguir esta mesma linha de pensamento e raciocínio. Quando confrontarmos com situações adversas, eis ai a oportunidade de provar a nossa elevação e caráter ilibado escolhendo agir com postura firme, ética e acima de tudo honesta e transparente.
A humildade veste o espírito de simpatia, tornando-o bastante agradável aos olhos dos que os cercam. Lembremo-nos sempre que: “maior é aquele que serve não aquele que está à mesa”, pois Cristo sendo Rei se fez servo a serviço da humanidade.
O que importa mesmo nesta vida é: Sermos obreiros na seara do Cristo, sem ter do que se envergonhar e manusear bem a palavra da verdade a qual forjará o caráter do homem de bem.
Ilson Brandão.