Temos vivido ao longo dos tempos, épocas de conflitos e tempos difíceis de superar.
Somos bombardeados a cada minuto a buscar soluções para as nossas aflições. Soluções estas que não condizem com os valores morais de um HOMEM de BEM, de um HOMEM DE VALOR.
Neste momento que se aproxima, vencemos mais uma etapa de nossas vidas, mais um ano se passou. E a pergunta que se faz é:
O que fizemos dele?
Que tipo de gente fomos em 2011?
Que tipo de gente queremos SER em 2012?
Que tipo de gente seremos em 2012?
Infelizmente, a maioria de nós humanos ainda faz planos não para SER, mas para TER?
O ego humano, ainda busca em demasia as coisas do plano terreno, acumulando mais e mais bens materiais em detrimento das coisas do plano espiritual, e nós sabemos que deveria ser o contrário.
"Buscai primeiramente o reino de Deus e a sua Justiça e tudo o mais vos será acrescentado." Ensinou-nos o mestre Jesus.
Ainda preferimos seguir a nossa própria "sabedoria" que é falível. Optando por acumular bens e mais bens perecíveis, e esquecemos o principal: O de acumular bens e mais bens espirituais que são eternos.
Sabemos que estamos no mundo para crescer e amadurecer, mas a pátria mãe é a espiritual e não a material. Estamos aqui a título de aprendizado e na condição de aprendizes que somos, iremos confrontar sempre com situações não muito favoráveis e na maioria das vezes o vento que soprar não estará a nosso favor, mas nem por isto deveremos desesperar e sim segurar firmemente nas mãos de Deus, pois a vitória vem do alto.
Sabemos que o caminho que nos conduz a Deus é estreito e para trilhar este caminho, precisamos abrir mão do convite do TER e estreitar os laços com o convite do SER.
È óbvio que não estou fazendo aqui qualquer apologia à pobreza ou a qualquer tipo de sofrimento, pois creio que Deus quer o melhor para seus filhos, o que defendo e sempre prego, é o bom senso na aquisição da legítima propriedade. E qual é a legítima propriedade? Sem sombra de dúvida, propriedade legítima é toda aquela que quando adquirida não tiver causado prejuízo a outrem! È preciso ser ético e honesto para possuir.
O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males, não que o dinheiro seja um mal na vida de qualquer pessoa, não é isto. O dinheiro é uma benção, desde que o mesmo seja utilizado para o BEM coletivo e infelizmente o mesmo tem sido utilizado para o bem egoísta e individual.
Caso não pudermos SER E TER ao mesmo tempo, optamos sempre pelo SER primeiro e depois com o tempo, você verá a recompensa por cultivar sempre as virtudes que enobrecem o ser humano.
Inicie este novo ano, fazendo uma dieta. Faça a dieta da alma, uma faxina íntima substituindo vícios e defeitos por virtudes que irão ser o seu passaporte para a felicidade eterna.
Lembremo-nos sempre que reconhece-se o verdadeiro Homem de Bem, pelo seu refazimento moral e pelo esforço que Ele faz para domar as suas más inclinações.
Sejamos tal qual o ourives que ao fabricar uma jóia detecta que ela esta pronta quando a mesma reflete a sua imagem. De tal forma somos nós, o Homem de Bem somente estará pronto para aspirar dias melhores de gozo e paz, quando o mesmo refletir a imagem do Cristo de Deus. "Eu e o Pai, somos um". Jesus.
Um ano novo repleto de paz, saúde, amor e cheio de solidariedade para todos nós.
Um abraço,
ILSON BRANDÃO.