All for Joomla All for Webmasters

Ribeirão das Neves registra aumento significativo nos índices criminais em 2013

Os registros de homicídios em Ribeirão das Neves aumentaram 37,4% no ano passado, em comparação ao mesmo período do ano de 2012. Enquanto de janeiro a dezembro de 2012 foram 123 mortes por homicídio na cidade, em 2013 essa estatística chegou a 169 registros. Os números foram publicados no Boletim Mensal de Estatísticas da Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) e já estão disponíveis no site da pasta.

Entre os crimes violentos (agrupamento de sequestros e cárceres privados, roubos consumados, extorsão mediante sequestro, homicídios tentados e consumados e estupros consumados e tentados) e crimes violentos contra o patrimônio (roubos e extorsões mediante sequestro), também há aumento no último ano.

Os crimes violentos cresceram 30,43%, subindo de 1055 em 2012 para 1376 no mesmo período do ano passado. Os crimes violentos contra o patrimônio subiram 39,72%, saltando de 725 no ano retrazao para 1013 no mesmo período de 2013.

Avaliação

Na avaliação do secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, dois fatores estão diretamente ligados ao fenômeno da criminalidade em Minas: o afrouxamento da legislação para pessoas que cometeram crimes de menor potencial ofensivo, sobretudo roubos, com a possibilidade de um maior número de pagamento de fianças, e o envolvimento de jovens com a criminalidade.

Como destacou o secretário, o crescimento da criminalidade e a relação com a legislação e o envolvimento de jovens não é fato isolado em Minas e sim uma tendência nacional. “Nas reuniões com secretários de segurança dos outros estados temos percebido isso. E uma das principais queixas destes dirigentes está relacionada à legislação complacente com a prática reiterada de crimes, sobretudo de roubos”, conta.

Nova metodologia

Com o fechamento dos dados de 2013, a Defesa Social também apresenta sua nova metodologia de divulgação dos índices de criminalidade ao longo do ano de 2014 – inédita e ainda mais transparente e detalhada. Pela primeira vez, serão divulgados na internet os dados de criminalidade dos 853 municípios mineiros, mensalmente. Também estarão disponíveis no site da secretaria as informações desagregadas dos sete tipos de crimes classificados como violentos, de todas as cidades do Estado.

Sempre no 15º dia útil do mês subsequente, o cidadão poderá consultar os números absolutos e as taxas de homicídios consumados, homicídios tentados, estupros consumados, estupros tentados, roubos, extorsões mediante sequestro e sequestros e cárceres privados de qualquer localidade. Trata-se de um detalhamento inédito, aberto para o público em geral, e disponível em um curto espaço de tempo após o crime. Na avaliação de gestores de segurança de Minas, a nova metodologia possibilitará melhor avaliação da situação da violência no Estado e permitirá, inclusive, mais cobrança da população com os responsáveis pela segurança da sua cidade.

 

0
0
0
s2smodern

bg contorno