All for Joomla All for Webmasters

Das dez cidades mais populosas de Minas, apenas Ribeirão das Neves não tem leitos de UTI

Apenas Ribeirão das Neves não tem leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dentre os dez municípios com as maiores populações em Minas Gerais. O levantamento foi feito pelo portal G1 junto à Secretaria de Estado de Saúde e às Secretarias Municipais de Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares e Ipatinga.

Ribeirão das Neves tem, segundo estimativa do IBGE do ano passado, cerca de 335 mil habitantes, e não tem nenhum leito de terapia intensiva. A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que o mínimo recomendado, fora do cenário de pandemia, seria de um a três leitos para cada 10 mil habitantes. Assim, o ideal era que o município tivesse, pelo menos, 33 leitos de terapia intensiva.

Ao G1, a Prefeitura de Ribeirão das Neves informou que "os atendimentos que necessitarem de tratamento intensivo são encaminhados para Belo Horizonte, conforme pactuação já existente, e que não há previsão de implantação de leitos de UTI na cidade".

O levantamento também apontou que quase metade dos leitos de UTI de Minas Gerais se concentram nos dez municípios mais populosos do estado, sendo que cerca de um terço desse total estão em Belo Horizonte. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, Minas Gerais tem 2.141 leitos de UTI, e 1.067 se encontram nestes municípios, sendo a capital mineira concentra 600 unidades.

0
0
0
s2smodern

bg contorno