Em um jogo com expectativa de público semelhante ao que frequenta os grandes clássicos de Belo Horizonte, Frigoarnaldo de Contagem e Araribá da Pedreira Prado Lopes se enfrentam hoje no estádio Mineirão as 16 horas pela decisão da 49ª edição da Copa Itatiaia. A equipe de Contagem chega à decisão credenciada pela bela campanha que fez até aqui. Com campanha um pouco diferente, mas com todos os méritos, a equipe da Pedreira também vai em busca do título geral da competição.
A equipe do Frigoarnaldo que foi campeão no domingo passado da chave metropolitana, chega à decisão de Copa Itatiaia buscando o tetra campeonato. As equipes que mais conquistaram a competição geral são o Frigoarnaldo de Contagem, o Venda Nova de Pedro Leopoldo, e o Minas de Betim, cada uma com três títulos. O técnico Ricardo Roellas tem várias dúvidas para escalar o time, mas a que mais incomoda é a situação do camisa 10. O meia Nivaldo, que vai disputar o módulo 2 do campeonato mineiro pelo Guarani de Divinópolis, estará com a equipe que faz jogo treino hoje pela manhã enfrentando o Atlético na cidade do galo. Além dele, Roellas não poderá contar com o zagueiro Côco, expulso domingo passado na decisão da chave metropolitana contra o Pedra Branca.
O Araribá, campeão da chave Belo Horizonte domingo passado, quando venceu o Independência nos pênaltis por 4x2, chega pela segunda vez na decisão geral. Na primeira vez, na edição de 2004/05, a equipe da Pedreira decidiu o título contra o Vila Rica de Sabará, mas saiu com o vice campeonato. O técnico Marcinho não tem dúvidas na escalação e manda a campo a mesma equipe campeã da chave BH.
As campanhas das duas equipes são distintas. Pela chave metropolitana, o Frigoarnaldo venceu as três partidas na fase de classificação. Na semifinal e na final, também obteve mais duas vitórias, não precisando de pênaltis em nenhuma partida. A equipe marcou 16 gols e sofreu apenas 5.
Já o Araribá venceu apenas uma partida da fase de classificação e decidiu outras duas nos pênaltis. O curioso é que a equipe marcou apenas um gol nas três partidas iniciais. Na semifinal a equipe venceu o jogo sem disputa de pênaltis. Mas, a cena voltou a acontecer na final da chave metropolitana, quando venceu por 4x2. Se depender de pênaltis, a equipe vai forte para a decisão. A equipe tem 100% de aproveitamento nas cobranças, e ainda conta com a experiência do goleiro Amarelo que, na decisão da chave BH, defendeu uma das cobranças. Se o ataque não faz muitos gols, a defesa corresponde. Em cinco jogos a equipe sofreu apenas 2 gols.
Os portões do Mineirão serão abertos as 13h. A torcida do Frigoarnaldo chega pela Av. Catalão, e entra pelos portões 3 e 6. O ônibus que vai levar a equipe entra pelo portão 2. A torcida do Araribá chega pela Av. Antônio Carlos e entra pelos portões 9 e 12. O ônibus que leva o time terá acesso pelo portão 13. As torcidas organizadas Galoucura e Máfia Azul vão entrar pelos portões costumeiros e vão ocupar os lugares comuns dos dias de jogos de Cruzeiro e Atlético. Haverá o transporte dos torcedores saindo dos pontos tradicionais do centro de Belo Horizonte e da estação BHBUS de Venda Nova a partir das 12h30. As 13h horas acontecerá uma partida preliminar com a participação de artistas, ex-jogadores e jornalistas.
Ficha Técnica
Motivo: decisão da 49ª Copa Itatiaia.
Local: Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão).
Ingresso: 1 Kg de alimento (exceto sal e fubá).
Araribá: Amarelo; Dudu, Marcinho, Claytinho e Renatinho; Toninho, Gargamel, Fizinho e Filipi; Rica e Deivson. Técnico: Marcinho Pica Fumo.
Frigoarnaldo: Thiago; Marcio Baiano (Jair), Gilson (Talles), Cabeça e Serginho; Gaúcho, Chupeta, Sandro e Nivaldo (Hugo); Odair e Juninho (Rondineli). Técnico: Ricardo Roellas.
Arbitragem: Walter Chaves Assunção Gonçalves, auxiliado por Wesley Moreira Carvalho e Ricardo Vieira Rodriguês.
Final da Copa Itatiaia movimenta BH
-
-
- Amador