All for Joomla All for Webmasters

Trecho Neves-BH registra 25% dos acidentes com motociclistas em 936 quilômetros da BR-040

A cada quatro acidentes envolvendo motocicletas ocorridos na BR-040 entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG), um acontece entre Ribeirão das Neves e Belo Horizonte. É o que aponta levantamento realizado pela Via 040, concessionária que administra o trecho da rodovia.

De acordo com a empresa, em 2019 foram registrados 132 acidentes envolvendo motos no percurso que separa as cidades, número que representa cerca de 25% do total desse tipo de acidentes considerando todo o trecho de 936 quilômetros sob gestão da Via 040. Com relação a vítimas, 86% (114) deixaram feridos e 7% (8) vítimas fatais.

Segundo o Fabiano Xavier, gerente de operações da Via 040, as causas desses acidentes estão relacionadas, principalmente, à imprudência. "Infelizmente, a condução de motos de maneira imprudente, em alta velocidade e utilizando o corredor, que é aquela ultrapassagem irregular entre veículos, tem elevado o número de atendimentos a esse tipo de ocorrência nesse trecho. Inclusive temos percebido até mesmo o aumento do uso de smartphone durante a condução de motocicleta", alerta.

Do total de 132 acidentes envolvendo motociclistas na BR-040, entre Ribeirão das Neves e Belo Horizonte, 75% (100) estão ligados à imprudência, "fechadas" bruscas e imperícia. "Olhando para os dados também concluímos que os acidentes estão relacionados, principalmente, à pressa dos condutores em chegar ao trabalho e dele retornar. Os horários em que atendemos mais esse tipo de ocorrência são no início da manhã, no sentido Belo Horizonte, e no fim de tarde, no sentido Ribeirão das Neves. Precisamos reforçar a educação no trânsito e alertar esses condutores", conclui.

Com o objetivo de alertar os condutores para esses dados, a concessionária passa a veicular, a partir dessa semana, mensagens educativas voltadas especificamente para a questão dos acidentes com motos. As mensagens ficarão visíveis, prioritariamente, nesse trecho de 30 quilômetros. A empresa também utilizará as redes sociais para alcançar maior público com as mensagens educativas, incluindo um vídeo gravado por colaboradores da empresa.

0
0
0
s2smodern

bg contorno