Uma reportagem do jornal Hoje em Dia desta terça-feira (5) afirma que o Ministério Público Estadual (MPE) está investigando o aumento médio de 12,89% nas passagens de ônibus na Região Metropolitana de BH (RMBH), em vigor desde domingo. Considerado abusivo, o percentual ficou acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), de 10,97%, nos últimos 12 meses.
Segundo o jornal, a promotoria afirma que a investigação do reajuste na RMBH deverá ser concluída este mês, quando será definido qual tipo de desdobramento será dado – se uma ação civil pública, recurso ou Termo de Ajustamento de Conduta. O processo demandaria mais tempo por envolver o trabalho da equipe de perícia.
A autorização para o reajuste foi concedida pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e publicada no Diário Oficial de Minas Gerais, no dia 30 de dezembro.
A Setop justificou que a composição do reajuste de 2015 o maior peso coube aos combustíveis: 5,5%. Em seguida vieram pessoal (3,5%) e queda na demanda de passageiros (2,6%). Depreciação de veículos (0,6%) e outros custos (0,7%) fecharam o percentual médio de 12,89%.