Os ônibus que emitem gases poluentes e contribuem para o cenário cinzento da Região Metropolitana de Belo Horizonte estão na mira das autoridades. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) da capital e o Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais (DER-MG) fizeram nesta terça-feira (13) uma averiguação especial no Centro de BH para flagrar veículos com alta emissão de fumaça.
Coletivos intermunicipais foram abordados aleatoriamente na rodoviária de BH e vão para o pátio da Avenida do Contorno. De acordo com a SMMA, a frota de coletivos intermunicipal e metropolitana pode rodar com veículos de até 15 anos de uso. Os ônibus devem ser abastecidos com o Diesel S-50 que, além de baixo teor de enxofre, tem adição de 5% de biodiesel.
No pátio, os veículos passarão por uma inspeção das emissões de gases, recebendo um relatório da situação apurada. Os itens obrigatórios em relação ao combustível e tempo de uso do ônibus serão avaliados. O veículo reprovado deverá ser regulado e passar por nova inspeção. Os fiscais usam um opacímetro, aparelho que mede a quantidade de fumaça. Uma sonda é inserida na saída de ar dos ônibus e o computador mede a emissão.
A fiscalização acontece nesta terça e quarta-feira. A Petrobrás dá apoio à operação para promover a conscientização do empresariado sobre benefícios da boa manutenção dos ônibus que contribui para a economia de combustível e preservação da qualidade do ar. A Operação Oxigênio pretende verificar cerca de 60 ônibus. O DER está aplicando multa de R$ 100 para veículos irregulares, mas a SMMA ainda trata a operação como educativa.
EM