All for Joomla All for Webmasters

Levantamento mostra que Ribeirão das Neves recebe menor proporção de vacinas contra Covid-19

A distribuição de vacinas contra a Covid-19 em Minas Gerais tem sido feita com desequilíbrio entre municípios quando se comparado a população de cada um deles. É o que mostra um levantamento feito pelo jornal O Tempo, publicado nessa segunda-feira (17).

O Vacinômetro da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) indica que cidades com populações semelhantes estão recebendo quantidades bem diferentes de vacinas contra o coronavírus. Entre os 10 municípios mais populosos do Estado, Ribeirão das Neves é o que recebeu menor número de doses por habitante. De acordo com o IBGE, o município tem 338.197 mil habitantes, e até o levantamento, havia recebido 77.933 doses, relativos a 23% da população.

O percentual é o menor neste universo de municípios. A título de comparação, na capital Belo Horizonte o índice está em 53%, em Contagem 30,6%, e em Betim 25,93%. Uberaba, que tem população muito próxima a Ribeirão das Neves, já recebeu 125 mil doses. Veja na tabela:

Fonte: SES-MG e IBGE

Essas discrepâncias fazem com que o ritmo de vacinação seja diferente nos municípios. Em Belo Horizonte, os jovens de todas as comorbidades estão sendo vacinados, enquanto em Ribeirão das Neves o esquema vacinal ainda está priorizando os idosos de 60 anos e grupo de algumas comorbidades acima dos 50 anos.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) destacou que o quantitativo de doses de vacinas contra a Covid-19 enviado a cada município é estabelecido pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, a quem é atribuída, também, a definição dos grupos prioritários para cada etapa da vacinação. O número de doses enviadas pelo Ministério da Saúde a cada um dos 853 municípios é definido de acordo com os dados alimentados pelos gestores municipais no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES), no Cadastro Nacional da Assistência Social (CadSUAS) e no Departamento de Saúde Indígena – Desai.

0
0
0
s2smodern

bg contorno