A Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) poderá avançar para a Onda Vermelha do plano Minas Consciente a partir do próximo sábado (17). A decisão foi tomada pelo Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar a situação da pandemia no estado, nesta quinta-feira (15).
"Obtivemos melhorias de indicadores, o que possibilitou as decisões técnicas por parte da Secretaria de Saúde. Mas é preciso lembrar que estamos longe de ter conforto. Ainda temos um sistema hospitalar sobrecarregado, os profissionais de Saúde estão cansados e as vagas são poucas. Por isso precisamos tomar todos os cuidados para evitar a transmissão do vírus. Dobramos o número de leitos de UTI e de Enfermaria em Minas Gerais, mas o aumento de casos nessa segunda onda exige toda cautela", afirmou o governador Romeu Zema.
Na avaliação do comitê, o isolamento e as medidas restritivas da Onda Roxa geraram resultados positivos nas regiões que poderão progredir para a onda vermelha. As cidades da Grande BH poderão avançar de onda após haver uma redução na fila de pacientes por leitos de UTI.
Assim como a Grande BH, Ribeirão das Neves aderiu à Onda Roxa em 16 de março.
O protocolo completo da Onda Vermelha está disponível no site do Minas Consciente.