A Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão das Neves, foi destaque na 3° Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa, que aconteceu de 12 a 15 de novembro na UFSJ - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Ribeirão das Neves esteve apresentando cinco projetos realizados na cidade e conduziu a oficina "Ressignificando a cor rosa pele", de autoria da secretaria, ministrava a representantes de diversos estados brasileiros, a oficina está em conformidade com a Lei nº. 10639/03.
No evento também estiveram presentes representantes de duas escolas municipais, participantes do programa Escolas Criativas: Escola Municipal Hilda Neves de Melo e Escola Municipal Lindomar Teixeira.
Na oportunidade foram apresentados projetos desenvolvidos nas escolas, que ganharam destaque e extrapolaram os muros da instituição.
O evento é de grande relevância e tinha participantes do mundo todo, dentre eles representantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), do Tinker Studio, da Fundação Lego, da Fundação Scratch, da Fundação Microbit, entre outros.
Com o tema "Saberes a Compartilhar, Caminhos a Trilhar", a 3ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa foi um evento presencial, recheado de trocas de experiências entre educadores, estudantes, artistas, pesquisadores, gestores escolares, desenvolvedores, famílias, empreendedores e todo público interessado em fazer uma educação mais mão na massa, divertida, prazerosa e relevante para crianças e jovens do Brasil.
Na semana anterior, o município também esteve presente no Tech & Play Conference, em São Paulo. Lá estiveram representantes de 16 redes municipais e estaduais brasileiras, além de representantes dos EUA, Dinamarca, Quênia e Ruanda.
Segundo Dolores Kícila, Secretária Municipal de Educação, "as escolas municipais estão muito empenhadas em uma educação mais significativa e que envolva mais os alunos. Os projetos e ações que estão sendo desenvolvidos nas escolas têm surpreendido, pela participação e engajamento da comunidade escolar”, ressalta. “Os representantes das duas escolas e os técnicos da secretaria de educação foram fantásticos na representação dos projetos desenvolvidos na cidade", analisa Kicila. Segundo a secretária, essas oportunidades não apenas fornecem uma oportunidade valiosa de compartilhar conhecimento, inspirar e capacitar outros educadores, mas também demonstra um alto nível de responsabilidade, compromisso e autoridade no domínio do conteúdo abordado. “É uma demonstração do comprometimento da Secretaria Municipal de Ribeirão das Neves em estar na vanguarda das práticas educacionais inovadoras, em especial, da Aprendizagem Criativa, contribuindo, de maneira significativa, para a ressignificação do olhar sobre a cidade”, conclui Kicila.
Ribeirão das Neves participa da 3ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa
-
Redação -
- Educação