A Escola Municipal Ester Nogueira Gurgel, no bairro Sevilha A, em Ribeirão das Neves, está interditada por causa de uma infestação de pombos no local. O problema começou nas férias do início deste ano mas a situação se agravou e agora os alunos estão sem aulas há cerca de um mês.
As mães dos estudantes contam que em abril a escola enviou um bilhete pela agenda das crianças dizendo que não haveria aula nos dias 14, 15 e 16 daquele mês. Depois, a interdição foi prolongada e foi feita uma reunião no dia 22 para que a direção marcasse a data da retomada dos estudos.
Ainda de acordo com as mães, na reunião foi dito que a prefeita Daniela Corrêa (PT) estava liberando uma verba de R$ 13 mil para dedetizar a escola. Esse valor já teria sido entregue, mas os profissionais da dedetização não teriam uma data para fazer o serviço. As mães estão revoltadas e pedem providências por parte da diretoria.
Segundo especialistas, o contato diário com as fezes de pombos pode colocar a saúde dos alunos em risco.
A diretoria teria cogitado utilizar um galpão onde a escola funcionava anteriormente para dar aulas para as crianças no período da interdição, mas as mães não concordam com a ideia. Elas alegam que o imóvel não estaria em condições de receber nenhum tipo de atividade.
A Secretaria de Educação de Ribeirão das Neves negou, em resposta à reportagem da TV Record Minas, que o prédio da escola esteja interditado. O órgão informou que foi feita uma visita ao imóvel e que profissionais irão ao local novamente para confirmar se há uma infestação. A Prefeitura prometeu tomar as medidas cabíveis, caso o problema seja constatado.