A educação começa dentro da própria casa. É com essa ideia que a Escola Estadual José Joaquim Lages, em Ribeirão das Neves, desenvolveu o "Projeto Interdisciplinar Mostra dos Saberes". A inciativa foi realizada por alunas e professores do curso Normal, também conhecido como Magistério, que forma educadoras para atuarem em creches e pré-escolas diretamente com crianças de zero a cinco anos.
"O projeto mostra que as famílias podem trabalhar esses estímulos nas crianças sem a necessidade de intervenção da escola como mediadora. Na hora do banho, por exemplo, os pais podem explicar para as crianças a importância da higiene pessoal e as doenças causadas por bactérias", explica Lílian Santos Faria, uma das professoras envolvidas no projeto que foi realizado de forma interdisciplinar, envolvendo os conteúdos ofertados na formação das educadoras infantis.
A partir da identificação dos estímulos educacionais que poderiam ser feitos de forma lúdica em cada ambiente da casa, os envolvidos na Mostra fizeram a simulação de uma casa na quadra da escola, com direito aos diversos ambientes que um lar possui. Os visitantes que passaram pelo local puderam conhecer o trabalho desenvolvido a partir da criatividade das futuras educadoras. "É uma forma de propor para toda a comunidade a parceria no que diz respeito ao saber, principalmente nesse nível de escolaridade que é a educação infantil, em que a presença das famílias é muito importante", avaliou a diretora da escola, Jocélia Moreira da Costa Tavares.
Para a aluna do curso, Cristina Flávia da Silva Sena Malaquias, os projetos a serem desenvolvidos com crianças da educação infantil devem ter a criatividade como uma busca constante. "Eu acredito que um bom professor que lida com crianças tem que fazer a diferença, ser criativo, paciente inovador, acompanhar as tecnologias e ensinar essas crianças a tirarem um bom proveito disso", avalia Cristina Flávia que é uma das 50 alunas que concluem o Curso Normal pela escola no primeiro semestre de 2014.
Prestes a ter o seu diploma de educadora infantil, a aluna do curso Normal, Gislaine Cristina Vasconcelos Moreira, desenvolve com um dos filhos, Diego Vasconcelos, de cinco anos, os ensinamentos adquiridos durante as aulas. "Para fazer a Mostra, nós pesquisamos em grupo e com isso aprendemos muito. Meu grupo ficou responsável pela montagem do quarto infantil. Nós mostramos como é possível utilizar esse espaço para a contação de histórias. Isso nós já fazemos com o Diego aqui em casa", comenta.