Para receber a campanha “Maria da Penha vai às escolas”, os alunos da Escola Estadual Professor Guerino Casasanta, em Ribeirão das Neves, realizaram, nesta quinta-feira (29), várias ações lúdicas, com apresentações musicais e de dança. A iniciativa buscou despertar nos jovens a importância das questões ligadas aos direitos humanos, especialmente as que envolvam o combate à violência contra a mulher.
Uma aluna do turno da noite, que já foi vítima das agressões físicas do ex-marido, ressaltou a importância das pessoas - principalmente das agredidas - denunciarem os agressores. “Infelizmente, essa é uma realidade que acontece em vários lares, seja com nossas mães, avós, irmãs e outras mulheres que conhecemos. Não podemos ter medo de denunciar, pois essa é a única saída para acabarmos com a violência contra as mulheres”, salientou.
A superintendente de Políticas de Promoção de Direitos e Cidadania da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Janice de Souza, disse ser imprescindível que as meninas nunca aceitem qualquer agressão, mesmo que seja um beliscão. “Depois do primeiro, sempre tem o segundo”, concluiu.
De acordo com a vice-diretora da escola, Janete Rodrigues da Silva, para garantir um futuro melhor, é preciso que as instituições de ensino trabalhem as questões ligadas à violência desde cedo com os alunos. “Temos que mudar essa triste realidade, para que tenhamos uma sociedade melhor para viver. Nesse sentido, o apoio dos alunos é de extrema importância”, ressaltou.