Moradores de Ribeirão das Neves poderão se divertir e relembrar uma grande festa pré-carnavalesca tradicional na cidade até a década de 1990: o Boi Manta, que está sendo resgatada por um grupo de festeiros denominado "Raízes Nevenses".
O Boi da Manta é um boi desvairado, que, solto pelas ruas, amedronta a todos. Ele está sempre acompanhado de criaturas fantásticas, personagens e mascarados que celebram a sua vida e morte, anunciando a chegada do carnaval.
O ritual do Boi da Manta, além de ser um festejo de catarse, é também uma festa em defesa da paz, da cultura e da convivência humana.
De acordo com a Prefeitura de Ribeirão das Neves, parceira do projeto, o Boi da Manta de Ribeirão das Neves surgiu na cidade, no final da década de 80, por meio dos irmãos Rogéria, Erica, Tininha, Pide e Neno, filhos de Nonô Torroso. A participação popular aconteceu gradativamente, tornando a festa bem conhecida e tradicional no município, pois as ruas da cidade eram tomadas pelos moradores, que acompanhavam o boi ao som de tambores e marchinhas.
Depois de 18 anos parado, o Boi da Manta de Ribeirão das Neves volta a todo vapor, tendo como porta-voz pessoas empenhadas em trazer alegria e diversão, além de resgatar a criatividade do folião nevense. O boi será "importado" da Associação Cultural Boi da Manta, de Pedro Leopoldo.
A concentração será feita ao lado da agência da Caixa a partir das 14h, com saída em direção à Praça Central às 16h. A festa só termina na rua Libério Augusto Guimarães, ao lado do Parque Ecológico.
Durante a folia, haverá marchia com trio elétrico e participação da Escola de Samba Imperavi de Ouros. Além disso, vai ter marchinha inédita composta por Tchucha e Café, com participação de Ebinho, Bruno Paregonta e Brasa, veja a letra:
A Neves
A Neves vai, voltar a Neves que era antes
Gente que cantava, gente falante
A alegria ta contagiando o povo
Vamos mostrar que dá pra ser feliz de novo
A alegria ta contagiando o povo
Vamos mostrar que dá pra ser feliz de novo.
A alegria ta contagiando o povo
Vamos mostrar que dá pra ser feliz de novo.
Interagindo junto e misturado
Anunciando a chegada do carnaval
Nonô Torroso e filhos era o grande folião
Junto com os mascarados tava tudo dominado
Boi da Manta, o boi doidão,
voltou pra alegrar a cidade
Não importa a idade vem pra curtição
Aproveite a euforia caia na folia
Vem pra multidão.
Os abadás estão sendo vendidos a R$ 20, com direito a caneca. Informações pelo (31) 9 9179-4329.