A Arquidiocese de Belo Horizonte, que está no meio do processo de construção da Catedral Cristo Rei, na região de Venda Nova, prepara uma expansão católica, com a construção de 12 igrejas na capital e na região metropolitana, para se aproximar ainda mais dos fiéis. Cada uma das quatro regiões episcopais da arquidiocese receberá três templos, simbolizando os 12 apóstolos. Os locais ainda estão sendo definidos, mas já foram definido que Ribeirão das Neves terá uma nova igreja.
Segundo a arquidiocese, todos os esforços estão voltados para financiar as obras da Cristo Rei, espaço projetado para 20 mil pessoas pelo arquiteto Oscar Niemeyer. As 12 novas igrejas serão edificadas de forma simultânea à catedral, com o compartilhamento de engenheiros e arquitetos, além de materiais de construção arrecadados em campanhas.
"O esforço prioritário é a construção da Catedral Cristo Rei e das igrejas na periferia, para atender as necessidades do povo. Vamos, neste caminho, avançar passo a passo, ampliando e fortalecendo nossa rede de comunidades", afirmou dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte.