Ribeirão das Neves recebeu nesse sábado (21), no auditório do Caic, o Fórum de Gestores Culturais da Região Metropolitana de Belo Horizonte com a presença do secretário executivo do Ministério da Cultura, Vitor Ortiz, que recentemente assumiu interinamente a pasta, para debater as políticas públicas voltadas ao tema. Pela manhã, o Fórum foi restrito aos gestores culturais da RMBH. Na parte da tarde, foi a vez dos agentes culturais participarem das conversas.
De acordo com o secretário, o objetivo da sua participação deu-se pelo fato de que a Região Metropolitana de BH é uma das mais carentes em cultura e que o foco para que o quadro se reverta está em levar o acesso à cultura às periferias dos grandes centros urbanos. "É preciso que se invista em infra-estrutura cultural para que a cultura acompanhe o desenvolvimento econômico que o país vem tendo e isto está sendo feito", ponderou.
Vitor Ortiz destacou a diversificação do investimento em cultura promovido pelo Governo Federal e citou os programas em execução no município, como o 'Praças de Esportes e Cultura', que além do espaço esportivo cria mecanismos de fomento à cultura, como a instalação de bibliotecas e salas de espetáculo, e o 'Usinas Culturais', que designa recursos para que a própria comunidade defina a programação cultural dos espaços.
O representante da secretária municipal de Cultura, Rodolfo Gullar, apresentou as princípais ações desenvolvidas no município, como a reativação do Fundo Municipal de Cultura e o desenvolvimento do Plano Municipal de Cultura, além dos projetos citados pelo representante do MinC. A ex-secretária municipal de cultura, Lurdinha Menezes, classificou a vinda o secretário como um presente de aniversário de um ano da secretaria de cultura em Neves. "É um respaldo para que o município avance nas políticas culturais", disse.
O espaço foi decorado por obras de artistas nevenses, como as esculturas em arte povera de Carlim Crepalde e as ilustrações de Rodrigo Martins. No final do encontro, o secretário executivo recebeu de presente a primeira cerveja de jaboticaba do Brasil, produzida em Ribeirão das Neves.