À convite do Prefeito de Ribeirão das Neves, Walace Ventura, o economista Fernando Pimentel realizou uma palestra na cidade sobre a crise econômica mundial para uma platéia de prefeitos e empresários. Otimista, disse que Brasil tem condições para vencer os obstáculos. O ex-prefeito da capital disse ainda que o Brasil tem tudo para sair da crise melhor do que entrou, ao contrário de outros países, mas afirmou que sua principal arma só começou a ser usada agora: a redução da taxa de juros.
Outro assunto que vem cercando o petista desde que deixou a prefeitura de Belo Horizonte é o cargo que ele ocupará no governo do presidente Lula. Embora cotado para ocupar o Conselho do Desenvolvimento Econômico e Social, Pimentel pode ter outro cargo no governo federal. Aliados pressionam para que ele assuma a pasta de Turismo, que lhe dará menos dor de cabeça e mais mobilidade para cuidar da pré-candidatura ao governo de Minas em 2010.
Além disso, Pimentel ainda terá a missão de coordenar a campanha da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência em 2010. Por ter relações com os centros econômicos e trânsito no meio político, o presidente Lula o teria designado para ajudar na estruturação do nome da petista na sucessão presidencial. Pimentel afirmou que seu destino no governo Lula ainda não está definido e negou ter preferência por algum dos cargos para os quais é cotado. “Nunca conversei com o presidente Lula sobre o assunto. Minha conversa com o presidente foi sempre me colocando à disposiçãopara o que ele achar necessário. Nunca reivindiquei cargo nem função”, afirmou.
Sobre as palestras pelas prefeituras mineiras, Pimentel afirma tratar-se apenas de uma ajuda aos amigos que fez à frente da prefeitura. “Sou convidado por prefeitos da região metropolitana e do interior do estado e seria extremamente descortez se não atendesse os convites desses companheiros”, disse.
Pimentel mostra otimismo diante da crise
-
Redação -
- Política