O governador Antonio Anastasia lançou, nesta terça-feira (11), na Cidade Administrativa, o Plano Mineiro de Humanização do Sistema Prisional. Durante o evento, foram anunciados editais para construção e ampliação de presídios que ampliarão o número de vagas prisionais.
Em Ribeirão das Neves, o governo conta com a entrega de mais três unidades do Complexo Penitenciário Público-Privado (PPP) e a duplicação da penitenciária José Maria Alckimin para ampliar o número de vagas do sistema prisional do Estado até 2015.
A medida de ampliação da José Maria Alckimin vai na contramão do anseio dos nevenses, que durante Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Outubro de 2013, pediram a transferência gradual dos detentos da penitenciária visando a garantir a futura desativação da unidade e o aproveitamento do espaço para construção de um campus da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
Presídio feminino
A assessoria de comunicação da Secretaria de Defesa Social (Seds) negou que Ribeirão das Neves irá abrigar uma nova penitenciária feminina, conforme divulgado pela mídia há cerca de 10 dias. Segundo a Seds, serão construídas apenas duas unidades femininas no Estado, em Pará de Minas e em Uberlândia.